A Ambev e a Triciclo, vinculada ao Grupo Ambipar, instalaram mais unidades de máquinas de autoatendimento na cidade de São Paulo (SP) para o depósito de embalagens pós-consumo, conhecidas como Retorna Machine, em que, de acordo com um programa de fidelidade, quem contribui com a reciclagem recebe recompensas.

 

Segundo informativo enviado à imprensa, as empresas instalaram mais dez máquinas em locais de fácil acesso ao público e com grande movimentação de pessoas, concedidos pela EMTU, ViaQuatro e Rede Duque. As embalagens recicláveis, que seriam descartadas mas agora podem ser depositadas nessas máquinas, são revertidas em benefícios como recarga no vale-transporte e em celulares pré-pagos, bônus na fatura de energia elétrica ou desconto em livrarias.

 

 

Para participar, é necessário criar gratuitamente uma conta digital Triciclo por meio do site da companhia ou pelo aplicativo Triciclo (disponível para sistemas iOS e Android). Depois, basta depositar as embalagens na máquina para começar a pontuar e receber “tricoins”, que são os pontos de troca dos benefícios. A Retorna Machine recolhe todos os tipos de materiais recicláveis, tais como plástico, vidro, alumínio, aço e embalagens longa vida.

 

Essas máquinas vêm sendo instaladas em diversos locais da região metropolitana de São Paulo (SP), como já citado por Plástico Industrial em edições passadas em outras ações dessas companhias em prol da sustentabilidade. Atualmente, as Retorna Machine podem ser encontradas nos terminais metropolitanos Jabaquara, Diadema, Piraporinha, São Bernardo do Campo, São Mateus e Santo André Oeste, no Corredor ABD, na estação República da Linha 4-Amarela de metrô, e em postos de combustível da Rede Duque.

(Fotos: divulgação, Ambev)

 

Conteúdo relacionado:

Boa jogada. Empresa fecha parceria para reciclagem de cartas de baralho

Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos



Mais Notícias PI



Construção de moldes para plásticos é tema de curso

Escola SENAI do interior de SP vai iniciar em outubro um curso sobre fabricação de moldes para termoplásticos.

06/10/2026


Sistemas de desumidificação do ar para parques fabris

A Thermomatic fornece equipamentos para desumidificação do ar que podem ser utilizados em linhas de produção do setor de plásticos.

06/10/2026


Ferramental impresso em 3D acelera a fabricação de peças para o setor aeronáutico

Projeto liderado pelo ORNL e pela Boeing demonstrou a viabilidade de aplicar a manufatura aditiva de metais na produção rápida de moldes complexos, abrindo perspectivas para os setores automotivo, de energia e aeroespacial.

06/10/2026