A Ciclopack, empresa que integra o hub do CIETEC-USP – Universidade de São Paulo – (São Paulo, SP), desenvolveu o sistema CicloID, que utiliza espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) para rastrear informações sobre materiais reciclados.
A tecnologia pode ser aplicada diretamente em embalagens compostas por plásticos reciclados. São inseridos identificadores moleculares diretamente no material reciclado durante o processo produtivo. Eles criam uma assinatura físico-química única que acompanha o material e permitem o rastreamento de informações sobre a sua origem, além de indicar o percentual de reciclado presente na embalagem.
O sistema CicloID, validado pelo Instituto de Química da USP, conforme um comunicado à imprensa, foi concebido para criar uma “biometria material” para embalagens, a partir da qual são reunidos dados referentes ao produto. A validação é feita por espectroscopia NIR, que lê a composição e compara com o modelo de referência estabelecido pela Ciclopack.
Mais informações podem ser obtidas pelo site da Ciclopack. Na seção “Reciclagem” no nosso portal você confere notícias sobre tecnologias e pesquisas do setor.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Ciclopack/Divulgação.
Continue por dentro das notícias do setor de plásticos:
IA especializada vai auxiliar profissionais do setor de embalagens
Algas marinhas e grafeno na composição de um novo material plástico
Desafios da atribuição dos créditos de carbono no processamento de resinas recicladas
Mais Notícias PI
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
09/12/2025
Melhoria de desempenho e desenvolvimento de novas aplicações estão fortalecendo o mercado dos plásticos de base biológica em nível global.
08/12/2025
Ao padronizar informações e reduzir incertezas sobre qualidade e origem, a nova norma europeia aumenta a confiabilidade dos reciclados. No Brasil, poderá servir de apoio ao cumprimento do Decreto nº 12.688/2025, que estabelece, por exemplo, percentuais de 22% de material reciclado nas embalagens já em 2026.
08/12/2025