Adalberto Rezende, da redação

 

 

A Plasolution, com unidade em Mogi das Cruzes (SP), desenvolveu um modelo de capô feito de resina termoplástica, fabricado por termoformação, o qual vai equipar uma linha de tratores da Mahindra, empresa de origem indiana com filial brasileira na cidade gaúcha de Dois Irmãos.

 

A peça foi desenvolvida a partir de uma parceria estabelecida entre as duas companhias, e a resina plástica utilizada na sua fabricação, de acordo com Luana Gomes, gerente comercial da Plasolution, que forneceu informações à Plástico Industrial, pode ser usada em aplicações que envolvam tanto o processo de termoformação quanto o de injeção.

 

Ela comentou sobre alguns dos motivos que levaram à escolha do material polimérico para este projeto: “a escolha desse material se deu pelo fato de ele ter um custo competitivo, ser resistente à temperatura necessária para o tipo de aplicação usado, por proporcionar um excelente acabamento e também por ser um material estrutural”. 

 

O projeto do capô feito de plástico fez com que a fabricante de tratores repensasse o design de seus veículos, o que levou a mudanças na configuração deles. Uma delas consistiu na alteração das grades que possibilitam a ventilação do compartimento do motor, por exemplo.

 

Conforme comentou Luana, “queremos trazer esse conceito como uma opção para o mercado e com certeza não pararemos nos capôs. Vemos o plástico como uma excelente opção para o mercado agrícola. Os plásticos de engenharia, por exemplo, são uma solução muito competitiva e que deve ganhar cada vez mais espaço em aplicações nesta área”.

 

Ainda sobre este assunto, a gerente comercial indicou algumas das pretensões da Plasolution para os próximos anos, o que abrange o uso de resinas termoplásticas na fabricação de outras peças para tratores. Entre elas estão para-lamas, tetos, carenagens e, nas palavras dela, “também apostamos na fabricação de degraus e suportes de escapes, que hoje, ainda, são tradicionalmente feitos de aço”.

 

O contato com a companhia pode ser feito pelo telefone (11) 4699-2800 e pelo e-mail aux.vendas@plasolution.com. 

 

 

Imagens: Plasolution/Mahindra/Divulgação, Luana Gomes.

 

 

Leia também:

 

Fazendas verticais e os materiais plásticos

 

De vilão a herói: plástico rotomoldado reduz furto de grelhas de bueiros em São Paulo

 

Silo-bolsas de PA têm alta resistência à perfuração e ao rasgamento, mesmo com paredes finas

 

#Plasolution #Mahindra #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Flutuadores de PEAD. Oportunidades no setor náutico e no gerenciamento de crises.

A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.

07/10/2024


Flutuadores plásticos serão divulgados em feira náutica

Empresa desenvolvedora de flutuadores de PEAD, a NTC Float, será uma das expositoras da feira São Paulo Boat Show.

17/09/2024


Nova picape terá protetor de caçamba de PEAD

A Unipac desenvolveu um protetor de caçamba feito de polietileno de alta densidade que vai equipar a Chevrolet S10 2025.

30/07/2024