Adalberto Rezende, da redação

 

 

A Plasolution, com unidade em Mogi das Cruzes (SP), desenvolveu um modelo de capô feito de resina termoplástica, fabricado por termoformação, o qual vai equipar uma linha de tratores da Mahindra, empresa de origem indiana com filial brasileira na cidade gaúcha de Dois Irmãos.

 

A peça foi desenvolvida a partir de uma parceria estabelecida entre as duas companhias, e a resina plástica utilizada na sua fabricação, de acordo com Luana Gomes, gerente comercial da Plasolution, que forneceu informações à Plástico Industrial, pode ser usada em aplicações que envolvam tanto o processo de termoformação quanto o de injeção.

 

Ela comentou sobre alguns dos motivos que levaram à escolha do material polimérico para este projeto: “a escolha desse material se deu pelo fato de ele ter um custo competitivo, ser resistente à temperatura necessária para o tipo de aplicação usado, por proporcionar um excelente acabamento e também por ser um material estrutural”. 

 

O projeto do capô feito de plástico fez com que a fabricante de tratores repensasse o design de seus veículos, o que levou a mudanças na configuração deles. Uma delas consistiu na alteração das grades que possibilitam a ventilação do compartimento do motor, por exemplo.

 

Conforme comentou Luana, “queremos trazer esse conceito como uma opção para o mercado e com certeza não pararemos nos capôs. Vemos o plástico como uma excelente opção para o mercado agrícola. Os plásticos de engenharia, por exemplo, são uma solução muito competitiva e que deve ganhar cada vez mais espaço em aplicações nesta área”.

 

Ainda sobre este assunto, a gerente comercial indicou algumas das pretensões da Plasolution para os próximos anos, o que abrange o uso de resinas termoplásticas na fabricação de outras peças para tratores. Entre elas estão para-lamas, tetos, carenagens e, nas palavras dela, “também apostamos na fabricação de degraus e suportes de escapes, que hoje, ainda, são tradicionalmente feitos de aço”.

 

O contato com a companhia pode ser feito pelo telefone (11) 4699-2800 e pelo e-mail aux.vendas@plasolution.com. 

 

 

Imagens: Plasolution/Mahindra/Divulgação, Luana Gomes.

 

 

Leia também:

 

Fazendas verticais e os materiais plásticos

 

De vilão a herói: plástico rotomoldado reduz furto de grelhas de bueiros em São Paulo

 

Silo-bolsas de PA têm alta resistência à perfuração e ao rasgamento, mesmo com paredes finas

 

#Plasolution #Mahindra #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Bom momento para o mercado de tubos plásticos

A feira Tube, que acontecerá em abril, no centro de exposições da Messe Düsseldorf, na Alemanha, criou um pavilhão dedicado aos tubos plásticos.

19/03/2024


Plásticos de engenharia na construção de guias lineares

Polímeros de alto desempenho dispensam a lubrificação e permitem a substituição de materiais convencionais nas buchas deslizantes de guias lineares. Alta resistência mecânica e térmica também são diferenciais.

28/02/2024


Bicampeão mundial de surfe lançou prancha feita 100% em EPS

Fabricada pela Kos Blanks a partir de poliestireno expandido (EPS) fornecido pela Termotécnica, a prancha foi desenvolvida por Filipe Toledo.

14/02/2024