A Mattel, fabricante norte-americana de brinquedos (com subsidiária em São Paulo, SP), estabeleceu o compromisso de que, até 2030, 100% de seus produtos e de suas embalagens sejam fabricados com materiais plásticos reciclados, recicláveis ou de base biológica (bioplásticos).

Pirâmide de argolas fabricadas com bioplástico

Após a criação de um conselho ambiental próprio chamado Environmental Sustainability Council, a inovação de materiais foi uma das primeiras diretrizes adotadas pela companhia. Como parte do plano, a Mattel lançou recentemente a Pirâmide de Argolas e o Baby First Blocks (conhecidos brinquedos de empilhar e encaixar blocos, respectivamente), ambos sob a marca Fisher-Price, fabricados com plástico proveniente de cana-de-açúcar. Ou seja, reciclável e de fonte renovável. Com isso, a empresa pretende facilitar a recuperação e o reaproveitamento do material no final da vida útil do brinquedo.

 

Além desses desenvolvimentos, a Mega (outra marca pertencente a Mattel) lançou três novas linhas de conjunto de blocos de construção também fabricadas com polímero obtido da cana-de-açúcar. O vídeo sobre esse desenvolvimento pode ser assistido a seguir.

 

MEGA Designers Talk Sustainability (2020)

 

Também como parte dessas medidas, a Mega anunciou uma parceria com a recicladora TerraCycle, que reciclará gratuitamente produtos Mega Bloks, Mega Construx e outros brinquedos classificados como “não eletrônicos” da marca para criar novos produtos, no Canadá.

 

Blocos da MEGA feitos de bioplásticoPor meio do programa de reciclagem de blocos e tijolos (Blocks and Bricks Recycling Program) os consumidores canadenses podem enviar brinquedos da companhia para serem reciclados gratuitamente. Para participar, basta o cliente se inscrever na página do programa no site da TerraCycle e depois enviar os blocos usando uma etiqueta pré-paga que pode ser impressa em casa. Uma vez coletados, os blocos serão limpos, fundidos e remoldados para a produção de novos produtos como itens de playgrounds, mesas de piquenique, bancos de parque entre outros.

(Fotos: Divulgação Mattel)

 

Conteúdo relacionado

Resina biodegradável é desenvolvida no Brasil

Plástico infinitamente reciclável

 

#bioplastic #mattel #blocksandbricksrecyclingprogram

.

 



Mais Notícias PI



Investimento em reciclagem

Gestora de resíduos europeia investe em maquinário para ampliar a oferta de reciclados obtidos a partir do plásticos flexíveis e rígidos.

11/08/2020


Reciclagem de tampas plásticas movimenta negócios e trabalhos sociais

Programa socioambiental dá sequência à coleta e comercialização de tampas de embalagens feitas em termoplásticos durante a atual crise sanitária visando ampliar parcerias.

23/07/2020


Coalizão para a reciclagem de PP

Instituições e empresas dos Estados Unidos lançam movimento que visa aumentar os índices de reciclagem do polipropileno, material que ainda é pouco reaproveitado.

08/07/2020