A fornecedora alemã de polímeros Covestro desenvolveu um processo inovador para a reciclagem química da espuma flexível de poliuretano (PU) proveniente de colchões usados visando industrializar os processos de reciclagem química para espumas flexíveis usadas e revender as matérias-primas recuperadas (poliol e isocianato). 

 

O processo foi desenvolvido em colaboração no âmbito do projeto PUReSmart, um consórcio europeu que busca maneiras de fazer a transição do atual ciclo de vida linear dos produtos de poliuretano para um modelo de economia circular (veja vídeo a seguir). O consórcio é liderado pela companhia belga Recticel e conta com o apoio de empresas de outros cinco países.

 

 

 

De acordo com a alemã, os colchões contêm, em média, entre 15 e 20 kg de espuma, o que resulta em uma grande quantidade de resíduos ao final de sua vida útil. A espuma é basicamente feita a partir de duas importantes matérias-primas: poliol e isocianato. Enquanto outras formas de reciclagem química concentram-se no processamento de apenas um destes componentes, o processo desenvolvido permite a recuperação dos dois precursores do material.

 

Recentemente, a Covestro iniciou as operações em uma planta piloto para a reciclagem de espuma flexível, na Alemanha, a fim de comprovar os resultados positivos obtidos em laboratório. A primeira fase se concentrará na reciclagem de uma das matérias-primas antes de seguir para os planos pilotos com a recuperação do segundo componente, ainda no ano de 2021. O objetivo da empresa é industrializar os processos de reciclagem química para espumas flexíveis usadas e, por fim, revender ambas as matérias-primas recuperadas.

 

Segundo Markus Steilemann, CEO da companhia, “O desenvolvimento desta inovadora tecnologia de reciclagem e o investimento na planta piloto são marcos importantes para a nossa visão de alinhamento à economia circular. Ao fazermos isso, queremos substituir os recursos fósseis na produção, reduzir ainda mais a pegada de carbono de nossos materiais e criar soluções para lidar com o resíduo plástico. A reciclagem química é particularmente promissora para este fim e precisa ser desenvolvida e utilizada mais intensamente, de forma geral. Além de tudo, ela deve estar na mesma base legal de outros métodos de reciclagem”.

 

Ainda como parte do projeto de pesquisa PUReSmart, a Covestro desenvolveu – em cooperação com a Recticel e Redwave – uma solução de classificação inteligente para separar as diferentes espumas de PU de colchões pós-consumo. O software utiliza algoritmos para identificar de forma correta os tipos de espuma, o que aumenta a eficácia do processo de reciclagem.

 

O projeto é tido como um passo importante da companhia em direção à visão de elevar a economia circular dos materiais plásticos a um novo patamar. O aumento da utilização de materiais usados contribui ainda mais para resolver o desafio social da eliminação sustentável desses resíduos e para alcançar os objetivos da União Europeia para a economia circular e proteção do clima e do meio ambiente.

 

Com base em nossas competências e experiências, nós queremos participar da formação de um novo ciclo de geração de valor”, afirmou Daniel Meyer, head global do segmento de poliuretanos da alemã. “Para isso, contamos com a cooperação internacional de parceiros e o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores. O objetivo é gerar novas oportunidades de negócios sustentáveis com nossos clientes, outros parceiros e para nós mesmos”, concluiu Meyer.

 

 


 

(Fotos: Covestro)

#reciclagemquimica #poliuretano #pur #pu #covestro #reciclagemdepu



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024


PET reciclado é convertido em adesivo anticorrosivo

Uma pesquisadora brasileira desenvolveu um projeto chamado “PET Adesivo”, que consiste no uso de poli(tereftalato de etileno) reciclado na composição de filmes anticorrosivos.

25/03/2024