Hellen Souza, da redação

 

A Ioniqa, uma spin off da Universidade de Tecnologia de Eindhoven (Holanda), desenvolveu uma instalação para reciclagem de poli(tereftalato de etileno) (PET) que transforma resíduos pós-consumo no pré-polímero , ou BHET. Submetido à policondensação, este composto dá origem ao PET com características de material virgem, caracterizando um processo de reciclagem química (ou avançada).

 

A empresa fez uma parceria com a britânica Koch Technology Solutions, especializada em licenciamento de tecnologias, e passará a fornecer tanto o conhecimento quanto a consultoria para clientes que tenham interesse em implementá-la. Recentemente recebeu um investimento do Fundo Circular de Plásticos da Infinity Recycling (IRC), um recurso que vai acelerar a inserção da empresa no mercado mundial de instalações para reciclagem de PET.

 

Com a capacidade de processar flakes de resíduos plásticos coloridos, a tecnologia da Ioniqa complementa outras já existentes e pode ser vista em funcionamento em uma planta de demonstração da empresa na Holanda (foto ao lado), com capacidade para processar 50 toneladas/ano de PET pós-consumo, incluindo embalagens como garrafas, bandejas de alimentos e demais itens de parede fina. As instalações da Ioniqa executam todo o processamento do material, exceto a policondensação.

 

Tonnis Hooghoudt, fundador e CEO da Ioniqa, comentou que desenvolver uma tecnologia inovadora é uma questão de paciência, dedicação e financiamento: “Com este investimento da IRC podemos alargar ainda mais o horizonte da Ioniqa no que se refere a lançar com sucesso licenças industriais para novas fábricas em todo o mundo. Além disso, o investimento nos permite ampliar os tipos de matérias-primas que podem ser processadas, adicionando fibras de poliéster ao nosso escopo”.

 

 

 

Imagens: Ioniqa

 

Conteúdo relacionado:

 

 

Garrafas PET convertidas em novas matérias-primas. Volume chega a 5,5 bilhões

 

 

Embalagens de lubrificantes da Iconic agora têm 40% de resina PCR

 

#Ioniqa

#PETreciclado

#reciclagemquímica

#reciclagemavançada



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos

Empresa paulista compartilha informações sobre testes feitos internamente com agentes expansores para PVC.

18/04/2024