O programa computacional de realidade aumentada (RA) MixedReality, desenvolvido para a simulação em tempo real de processos produtivos realizados em células robóticas, foi lançado pela Kuka, com sede na Alemanha e filial brasileira na cidade de São Bernardo do Campo (SP).

 

Esse software é recomendado para empresas do setor de plásticos que pretendem fazer, por exemplo, implementações em suas linhas de produção, ou realizar ensaios virtuais de procedimentos industriais que envolvem o uso de células robotizadas, tais como inserção de insertos em molde acoplado à injetora, bem como extração de peças plásticas de extrusoras, entre outros processos.

 

Conforme informações fornecidas à imprensa, os usuários podem visualizar as simulações por meio de smartphones e tablets a partir da instalação de um aplicativo, podendo também acessar uma plataforma de suporte técnico. O software também é indicado para processos de manutenção preditiva e ensaios para detecção de riscos e/ou anomalias que eventualmente possam ocorrer durante as operações, incluindo prevenção de acidentes causados por colisão entre partes móveis e otimização da produção.

 

Foi divulgado pela empresa que a instalação do aplicativo para acesso ao MixedReality por dispositivos móveis pode ser feita gratuitamente pela Apple App Store ou Google Play Store. Além disso, para instalar o pacote de tecnologia MixedReality Safe no controlador do robô, juntamente com um dos pacotes de tecnologia Kuka SafeOperation para ativação de funções de segurança, não é necessário contar com um headset de AR ou hardware adicional.

 

A Kuka pode ser contatada nesta página. Em nosso site você confere mais conteúdo sobre robótica industrial e inteligência artificial, além de tecnologias facilitadoras para a Indústria 4.0.

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagem: Kuka/Divulgação.

 

Mais notícias:

 

Startup quer tornar a robótica colaborativa mais acessível

 

Injetoras com IA, um novo passo da Chen Hsong e da MAP Intelligence

 

#Kuka #PlásticoIndustrial #MixedReality



Mais Notícias PI



Comau lança linha de robôs colaborativos

A empresa integrou seis modelos de autômatos ao seu portfólio, os quais podem ser utilizados na fabricação de embalagens e soldagem de plásticos.

01/07/2025


Sistemas robóticos para o setor de plásticos são a aposta da Igus

Robôs lineares e cartesianos para a automação de parques fabris estão disponíveis para comercialização.

24/06/2025


Sistemas de IA se tornam adaptáveis ao ambiente fabril

A Rockwell tem realizado a implantação de sistemas de inteligência artificial em indústrias de diferentes segmentos e portes, destacando ações que podem torná-la mais viável, inclusive para pequenas empresas.

30/05/2025