A Electro Plastic, fabricante de embalagens plásticas flexíveis sediada em Varginha (MG), lançou a primeira edição do concurso de design plastificARTE, uma iniciativa que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de produtos plásticos que tragam benefícios para o cotidiano no período pós-pandemia.
Os projetos deverão ser desenvolvidos com filme plástico flexível de polietileno (PE) ou polipropileno (PP) e poderão utilizar materiais auxiliares como madeira e ferro, por exemplo. Como objetivo principal, o projeto deverá auxiliar as pessoas na proteção contra partículas virais durante sua locomoção em transporte público, aglomerações e contato físico de atividades cotidianas, além de facilitar a socialização de maneira mais segura, auxiliando na prevenção e aumentando a sensação de confiança em permanecerem protegidas em público.
Dentre as diversas categorias às quais os projetos poderão ser direcionados estão: transporte, saúde, corporativo, social, educação, alimentação, esporte, pet, entre outros. Para Paula Lopes, diretora comercial da Electro Plastic, é importante observar todos os pontos relacionados ao projeto. “É preciso levar em consideração estratégias de descarte inteligente e a logística reversa para que o material seja reutilizado e não se torne poluente. A ideia do concurso é também trazer uma discussão positiva sobre o uso consciente do plástico”.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site do concurso até 16 de outubro de 2020. Os cinco projetos finalistas serão anunciados em 20/10 e participarão da segunda fase do concurso, que acontecerá de 26/10 a 04/11. O vencedor será anunciado em 05/11 após apresentação à banca julgadora e receberá um prêmio de R$ 10 mil.
Além disso, dependendo da sua viabilidade técnica e comercial, o projeto poderá ser produzido pela Electro Plastic. A inscrição é gratuita e para participar o candidato deverá ter mais de 18 anos. Mais informações sobre o concurso, bem como seu regulamento já estão disponíveis no site.
#plastico #concurso #plasticonocombateacovid19
Conteúdo relacionado:
Como a pandemia está estimulando a criação de novos produtos plásticos
Sacos plásticos com ação antiviral
Mais Notícias PI
Novo levantamento apontou que os transformadores de plásticos por injeção investiram mais em células robotizadas para produção no chão de fábrica. Elas são utilizadas na execução de tarefas como, por exemplo, sobre-injeção de materiais e insertos, além de soldagem por ultrassom.
14/07/2025
A empresa desenvolveu maquinário e ferramental dedicados ao trabalho com PVC reciclado, em resposta à demanda europeia e mundial.
08/07/2025
Uma embalagem chamada “O1NE” foi desenvolvida em parceria pelo Movimento Circular, Dow, Valgroup e Catarina Café e Amor.
08/07/2025