O Grupo Ambipar (Nova Odessa, SP), multinacional brasileira que atua na gestão ambiental, anunciou a criação da Ambipar Certification, empresa especializada em serviços de certificação, que vai atuar na avaliação de produtos, serviços e processos, a fim de verificar o cumprimento de normas e requisitos legais relacionados à gestão de resíduos.

 

Acreditada como um Organismo de Certificação (OCP) pelo Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO), a Ambipar Certification irá conceder o Selo Verde a empresas avaliadas que tenham cumprido os requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o que pode incluir práticas de valorização dos resíduos e de economia circular, muitas delas associadas à reciclagem de produtos plásticos.

Submetido a auditorias independentes e específicas para a certificação de serviços ou processos - conforme estabelece as NBR 17.065 e NBR 17.067 - o Selo Verde foi lançado em uma cerimônia realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), no dia 30 de junho.

 

Para a renovação da certificação, além de manutenções periódicas anuais, as empresas serão reavaliadas a cada três anos e novamente submetidas aos processos de análise para averiguar o atendimento às diretrizes e requisitos exigidos, bem como à PNRS. Se aprovada, a empresa novamente recebe o selo.

 

Primeira empresa certificada

A primeira empresa a ser certificada com o Selo Verde será a Titan Pneus (São Paulo, SP), cujo processo de certificação teve início em maio deste ano. A empresa já possui a certificação internacional ISO 14001, mas optou também por uma auditoria independente para sua gestão de resíduos. “Estamos muito orgulhosos por sermos a primeira empresa a receber o Selo Verde da Ambipar. Além de cumprirmos com todas as normas legais para uma indústria localizada na cidade de São Paulo, somos referência em ações relacionadas ao meio ambiente e sociais”, comemorou Edson Tebaldi, diretor geral da Titan Pneus.

 

Foto: Ambipar


 

Conteúdo relacionado:

 

Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem

Avanços na reciclagem química dos plásticos


 

#AmbiparCertification #SeloVerde



Mais Notícias PI



Evento sobre materiais plásticos acontece em SP

Palestras técnicas sobre plásticos de engenharia e compostos termoplásticos serão realizadas na Feiplar & Feipur.

16/07/2024


Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024