O Grupo Ambipar (Nova Odessa, SP), multinacional brasileira que atua na gestão ambiental, anunciou a criação da Ambipar Certification, empresa especializada em serviços de certificação, que vai atuar na avaliação de produtos, serviços e processos, a fim de verificar o cumprimento de normas e requisitos legais relacionados à gestão de resíduos.

 

Acreditada como um Organismo de Certificação (OCP) pelo Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO), a Ambipar Certification irá conceder o Selo Verde a empresas avaliadas que tenham cumprido os requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o que pode incluir práticas de valorização dos resíduos e de economia circular, muitas delas associadas à reciclagem de produtos plásticos.

Submetido a auditorias independentes e específicas para a certificação de serviços ou processos - conforme estabelece as NBR 17.065 e NBR 17.067 - o Selo Verde foi lançado em uma cerimônia realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), no dia 30 de junho.

 

Para a renovação da certificação, além de manutenções periódicas anuais, as empresas serão reavaliadas a cada três anos e novamente submetidas aos processos de análise para averiguar o atendimento às diretrizes e requisitos exigidos, bem como à PNRS. Se aprovada, a empresa novamente recebe o selo.

 

Primeira empresa certificada

A primeira empresa a ser certificada com o Selo Verde será a Titan Pneus (São Paulo, SP), cujo processo de certificação teve início em maio deste ano. A empresa já possui a certificação internacional ISO 14001, mas optou também por uma auditoria independente para sua gestão de resíduos. “Estamos muito orgulhosos por sermos a primeira empresa a receber o Selo Verde da Ambipar. Além de cumprirmos com todas as normas legais para uma indústria localizada na cidade de São Paulo, somos referência em ações relacionadas ao meio ambiente e sociais”, comemorou Edson Tebaldi, diretor geral da Titan Pneus.

 

Foto: Ambipar


 

Conteúdo relacionado:

 

Programa federal vai incentivar investimentos privados em reciclagem

Avanços na reciclagem química dos plásticos


 

#AmbiparCertification #SeloVerde



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024