As linhas de produção do ramo de plásticos são compostas por diferentes tipos de equipamentos e sistemas cuja integração permite a obtenção de produtos com características diversas.

 

Novo equipamento de refrigeração no processo de sopro da Wachter Kommerz

 

 

Entre o maquinário presente em parques fabris dessa área é comum a presença de chillers, equipamentos que têm como uma de suas funções o arrefecimento de líquidos e/ou gases que se circulam por meio de circuitos de refrigeração de injetoras, extrusoras e sopradoras, por exemplo.

 

A importância da execução desse tipo de operação consiste no mantenimento de gradientes térmicos inerentes a cada tipo de processo dentro de suas respectivas especificações. A excedência de temperatura pode causar danos tanto às máquinas quanto ao produto final.

 

Uma novidade neste segmento é o sistema de ar comprimido gelado (-35 ºC) CAC, capaz de refrigerar a parte interna de plásticos soprados (foto). Ele passou a ser produzido no Brasil pela Wachter Kommerz (Santana de Parnaíba, SP), empresa que representa a Blue-Air Systems (Áustria), companhia responsável pelo desenvolvimento do equipamento.

 

Três versões desse equipamento serão fornecidas inicialmente: CAC 120, com fluxo de ar de 68 a 120 Nm3/h, indicado para o arrefecimento interno de recipientes soprados que apresentem capacidade cúbica de até 15 L; CAC 180, que apresenta fluxo de ar de 120 a 180 Nm3/h, para itens que possam acondicionar até 30 L; e CAC 240, com fluxo de ar de 160 a 240 Nm3/h, indicado para galões/bombonas, por exemplo, com capacidade cúbica de 50 L.

 

Entre suas características técnicas também estão entrada e saída de ar comprimido com diâmetro de 25,4 mm, pressão máxima de 10 bar e consumo médio de energia elétrica de 2,2, 3,0 e 4,5 kW, correspondendo aos modelos mencionados respectivamente. Suas dimensões são de 650 x 1.074 x 1.015 mm. Ele também conta com sistema de refrigeração por água, cuja potência varia de 5,0 a 10,1 kW.

 

Uma demonstração do funcionamento dos equipamentos pode ser vista no vídeo a seguir.

 

De acordo com Edwin Wachter, diretor da Wachter Kommerz, é possível configurar um chiller CAC para atuar com até quatro máquinas sopradoras, o que deverá estar em concordância com o volume de produtos a serem confeccionados. Ele também falou sobre algumas vantagens proporcionadas pelo uso dos modelos dessa linha.

 

“Na fabricação de bombonas, por exemplo, um grande problema é a deformação do gargalo, e muitas empresas estão usando calibradores e sistemas complexos de pós-resfriamento. Pelo uso do CAC é possível eliminar esses sistemas, o que significa também diminuir custos de mão de obra”.

 

Ainda segundo o executivo podem ser encomendados chillers com dimensões diferentes das mencionadas anteriormente, e a companhia tem interesse em estabelecer parcerias para o desenvolvimento e comercialização de produtos na América Latina.

 

Também são fornecidos serviços de treinamento e assistência técnica, além de equipamentos complementares típicos de sistemas para refrigeração de máquinas do chão de fábrica.

 

Características da refrigeração

Antes de entrar no compartimento dos chillers CAC, o ar comprimido passa por um tratamento de secagem por adsorção, que consiste em ponto de orvalho inferior a -60 ºC, de acordo com a norma ISO 8573. Isso impede o congelamento de pontos de umidade que eventualmente possam estar presentes nas partes internas dos componentes envolvidos no processo (exemplo na ilustração a seguir).

De acordo com informações da empresa, o sistema é totalmente automático e todo o processo pode ser monitorado por meio de um microprocessador capaz de armazenar dados.

Mais informações sobre equipamentos de refrigeração para máquinas de processamento de plásticos, e seus fornecedores no Brasil e no mundo, podem ser consultadas em nossos guias.

 

Ilustração do sistema de refrigeração do processo de sorpo

 

Foto: Novo chiller para refrigeração interna de produtos soprados fornecido pela Wachter Kommerz

 

Conteúdo relacionado:

Setor de máquinas em recuperação

Eficiência energética no chão de fábrica

 

#WachterKommerz #Chillers #Refrigeração #Plásticos






Mais Notícias PI



Máquinas de triagem de grânulos são fabricadas no Brasil

Fabricante de máquinas para separação de grânulos plásticos desenvolveu uma linha que conta com tecnologia óptica de detecção de cores oriunda do Japão.

29/09/2020


Locação de máquinas para plásticos, uma forma de driblar a crise

Em resposta às incertezas do cenário econômico, fabricante brasileira de injetoras e sopradoras passou a locar máquinas.

08/09/2020


Injetora vertical para mono e múltiplos componentes

Com capacidade de até 300 t e mesa rotativa com diâmetro de até 2 metros

07/08/2020