As linhas de produção do ramo de plásticos são compostas por diferentes tipos de equipamentos e sistemas cuja integração permite a obtenção de produtos com características diversas.

 

Novo equipamento de refrigeração no processo de sopro da Wachter Kommerz

 

 

Entre o maquinário presente em parques fabris dessa área é comum a presença de chillers, equipamentos que têm como uma de suas funções o arrefecimento de líquidos e/ou gases que se circulam por meio de circuitos de refrigeração de injetoras, extrusoras e sopradoras, por exemplo.

 

A importância da execução desse tipo de operação consiste no mantenimento de gradientes térmicos inerentes a cada tipo de processo dentro de suas respectivas especificações. A excedência de temperatura pode causar danos tanto às máquinas quanto ao produto final.

 

Uma novidade neste segmento é o sistema de ar comprimido gelado (-35 ºC) CAC, capaz de refrigerar a parte interna de plásticos soprados (foto). Ele passou a ser produzido no Brasil pela Wachter Kommerz (Santana de Parnaíba, SP), empresa que representa a Blue-Air Systems (Áustria), companhia responsável pelo desenvolvimento do equipamento.

 

Três versões desse equipamento serão fornecidas inicialmente: CAC 120, com fluxo de ar de 68 a 120 Nm3/h, indicado para o arrefecimento interno de recipientes soprados que apresentem capacidade cúbica de até 15 L; CAC 180, que apresenta fluxo de ar de 120 a 180 Nm3/h, para itens que possam acondicionar até 30 L; e CAC 240, com fluxo de ar de 160 a 240 Nm3/h, indicado para galões/bombonas, por exemplo, com capacidade cúbica de 50 L.

 

Entre suas características técnicas também estão entrada e saída de ar comprimido com diâmetro de 25,4 mm, pressão máxima de 10 bar e consumo médio de energia elétrica de 2,2, 3,0 e 4,5 kW, correspondendo aos modelos mencionados respectivamente. Suas dimensões são de 650 x 1.074 x 1.015 mm. Ele também conta com sistema de refrigeração por água, cuja potência varia de 5,0 a 10,1 kW.

 

Uma demonstração do funcionamento dos equipamentos pode ser vista no vídeo a seguir.

 

De acordo com Edwin Wachter, diretor da Wachter Kommerz, é possível configurar um chiller CAC para atuar com até quatro máquinas sopradoras, o que deverá estar em concordância com o volume de produtos a serem confeccionados. Ele também falou sobre algumas vantagens proporcionadas pelo uso dos modelos dessa linha.

 

“Na fabricação de bombonas, por exemplo, um grande problema é a deformação do gargalo, e muitas empresas estão usando calibradores e sistemas complexos de pós-resfriamento. Pelo uso do CAC é possível eliminar esses sistemas, o que significa também diminuir custos de mão de obra”.

 

Ainda segundo o executivo podem ser encomendados chillers com dimensões diferentes das mencionadas anteriormente, e a companhia tem interesse em estabelecer parcerias para o desenvolvimento e comercialização de produtos na América Latina.

 

Também são fornecidos serviços de treinamento e assistência técnica, além de equipamentos complementares típicos de sistemas para refrigeração de máquinas do chão de fábrica.

 

Características da refrigeração

Antes de entrar no compartimento dos chillers CAC, o ar comprimido passa por um tratamento de secagem por adsorção, que consiste em ponto de orvalho inferior a -60 ºC, de acordo com a norma ISO 8573. Isso impede o congelamento de pontos de umidade que eventualmente possam estar presentes nas partes internas dos componentes envolvidos no processo (exemplo na ilustração a seguir).

De acordo com informações da empresa, o sistema é totalmente automático e todo o processo pode ser monitorado por meio de um microprocessador capaz de armazenar dados.

Mais informações sobre equipamentos de refrigeração para máquinas de processamento de plásticos, e seus fornecedores no Brasil e no mundo, podem ser consultadas em nossos guias.

 

Ilustração do sistema de refrigeração do processo de sorpo

 

Foto: Novo chiller para refrigeração interna de produtos soprados fornecido pela Wachter Kommerz

 

Conteúdo relacionado:

Setor de máquinas em recuperação

Eficiência energética no chão de fábrica

 

#WachterKommerz #Chillers #Refrigeração #Plásticos



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024