O Plastics Pipe Institute (PPI), associação norte-americana que representa a indústria de tubos de plástico, tornou disponível em seu site um relatório técnico que detalha a resistência química de tubos fabricados com diferentes materiais termoplásticos, termofixos e compostos.

 

Normalmente especificados para esse tipo de aplicação devido à sua alta resistência química, os materiais plásticos têm suas limitações também neste quesito. Alguns produtos químicos podem danificar os tubos, seja pela exposição da parte externa do tubo ou pelo contato de sua superfície durante o transporte de fluidos contendo esses compostos em várias concentrações.

 

A adequação de um tubo ou sistema de conexão para uso em uma determinada aplicação depende de vários fatores que são detalhados no relatório, cuja tabela principal traz dados sobre cerca de 600 produtos químicos em diferentes níveis de concentração. 

 

São relacionados os graus de resistência a esses compostos apresentados pelos materiais ABS, CPVC, PP, PVC, PE, PB, PVDF, PEX, PA, PSU e PPSU, com a ressalva de que os dados apurados podem não ser totalmente válidos no caso de aplicações que envolvem o uso de fluidos pressurizados.


 

Denominado “Chemical Resistance of Plastic Piping Materials” (Resistência Química de Materiais Plásticos para Tubulações), o documento foi desenvolvido com o auxílio técnico de membros do instituto e traz informações sobre os materiais apropriados para a moldagem de tubos e características de projeto de conexões, para depois tratar especificamente dos tipos de ataque químico que podem ocorrer durante a vida útil das tubulações plásticas. A fadiga associada ao intemperismo e outros fatores que aceleram o desgaste dos materiais também são abordados.

O relatório, em inglês, está disponível gratuitamente para download aqui.

 

Foto: Shutterstock

 

Conteúdo relacionado:

 

Software gratuito para cálculo de espessura de tubos de PEAD

Marco regulatório do saneamento, uma pauta que não pode esperar


 

#resistênciadetubosplásticos #PPI #tubulaçõesdeplástico

 



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos

Empresa paulista compartilha informações sobre testes feitos internamente com agentes expansores para PVC.

18/04/2024