A Husky (Canadá) e a Origin Materials (EUA) anunciaram o desenvolvimento conjunto de preformas e garrafas sopradas com o material de base biológica ácido furanodicarboxílico (FDCA).

 

Polimerizado pela Origin, o FDCA, de fonte renovável, foi adicionado ao poli(tereftalato de etileno) (PET) convencional, resultando em um polímero híbrido denominado PET/F.

 

As preformas foram sopradas e transformadas em garrafas nos equipamentos da fabricante canadense, simulando-se um processamento em escala comercial que teve por objetivo demonstrar a viabilidade técnica da fabricação das garrafas.

 

A Origin espera desenvolver em escala e comercializar uma família de polímeros PET/F de base 100% biológica e totalmente reciclável, com desempenho comparável ou superior ao do PET derivado do petróleo. De acordo com o comunicado de imprensa da companhia, propriedades de barreira e desempenho mecânico podem ser ajustáveis, com a previsão de vida útil dos frascos sendo estabelecida por fatores como condições de fabricação e quantidade de copolímero FDCA presente na formulação.

 

FDCA, quem é você?

 

O FDCA é um bloco de construção química com diversas aplicações, incluindo poliésteres, poliamidas, poliuretanos, resinas de revestimento e plastificantes, com promissoras aplicações no segmento de embalagens. É também o precursor do polímero sustentável PEF (polietileno furanoato), que possui uma atraente combinação de sustentabilidade e benefícios de desempenho para embalagens. O PEF desenvolvido pela Origin deverá ter 100% de base biológica, ser totalmente reciclável e ofereçer uma pegada de carbono reduzida, com boa resistência, propriedades térmicas e de barreira comparáveis às de materiais convencionais à base de petróleo.

 

 

 

Foto: Business Wire

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Como os bioplásticos podem contribuir para o armazenamento de CO2

 

Método determina a necessidade de readitivação dos plásticos reciclados



Mais Notícias PI



Induspar 2025 terá evento paralelo dedicado ao setor de plásticos

Durante a nova edição da paranaense Induspar, será realizada a Plastfair, feira de tecnologia para plásticos e embalagens.

06/06/2025


Bioplastics Brazil, o encontro da cadeia de plásticos de origem renovável

Evento está em sua quarta edição e terá em seu programa apresentações sobre materiais, normas, equipamentos para o processamento de bioplásticos e casos de sucesso relacionados ao uso desses materiais.

03/06/2025


Transformadores brasileiros buscam negócios na África do Sul

Missão organizada pelo Think Plastic Brazil vai levar 21 representantes de empresas fabricantes de produtos plásticos para rodadas de negócios em Joanesburgo.

03/06/2025