A Husky (Canadá) e a Origin Materials (EUA) anunciaram o desenvolvimento conjunto de preformas e garrafas sopradas com o material de base biológica ácido furanodicarboxílico (FDCA).
Polimerizado pela Origin, o FDCA, de fonte renovável, foi adicionado ao poli(tereftalato de etileno) (PET) convencional, resultando em um polímero híbrido denominado PET/F.
As preformas foram sopradas e transformadas em garrafas nos equipamentos da fabricante canadense, simulando-se um processamento em escala comercial que teve por objetivo demonstrar a viabilidade técnica da fabricação das garrafas.
A Origin espera desenvolver em escala e comercializar uma família de polímeros PET/F de base 100% biológica e totalmente reciclável, com desempenho comparável ou superior ao do PET derivado do petróleo. De acordo com o comunicado de imprensa da companhia, propriedades de barreira e desempenho mecânico podem ser ajustáveis, com a previsão de vida útil dos frascos sendo estabelecida por fatores como condições de fabricação e quantidade de copolímero FDCA presente na formulação.
FDCA, quem é você?
O FDCA é um bloco de construção química com diversas aplicações, incluindo poliésteres, poliamidas, poliuretanos, resinas de revestimento e plastificantes, com promissoras aplicações no segmento de embalagens. É também o precursor do polímero sustentável PEF (polietileno furanoato), que possui uma atraente combinação de sustentabilidade e benefícios de desempenho para embalagens. O PEF desenvolvido pela Origin deverá ter 100% de base biológica, ser totalmente reciclável e ofereçer uma pegada de carbono reduzida, com boa resistência, propriedades térmicas e de barreira comparáveis às de materiais convencionais à base de petróleo.
Foto: Business Wire
Conteúdo relacionado:
Como os bioplásticos podem contribuir para o armazenamento de CO2
Método determina a necessidade de readitivação dos plásticos reciclados
Mais Notícias PI
Durante a nova edição da paranaense Induspar, será realizada a Plastfair, feira de tecnologia para plásticos e embalagens.
06/06/2025
Evento está em sua quarta edição e terá em seu programa apresentações sobre materiais, normas, equipamentos para o processamento de bioplásticos e casos de sucesso relacionados ao uso desses materiais.
03/06/2025
Missão organizada pelo Think Plastic Brazil vai levar 21 representantes de empresas fabricantes de produtos plásticos para rodadas de negócios em Joanesburgo.
03/06/2025