Categoria: Editorial




Um ano novo e promissor

Iniciativas internas de estímulo à indústria somadas à necessidade de autossuficiência devido ao cenário das guerras são fatores que poderão estimular o desenvolvimento da indústria em 2024.

30/01/2024



Indústria e pesquisa aplicada: um caminho para recuperar a produtividade

A queda da produtividade da indústria pode estar associada ao investimento insuficiente em maquinário, mas o diálogo com instituições de pesquisa também é um caminho para recuperá-la.

10/11/2023



Vai passar

Atual momento é delicado para o setor de reciclagem de resinas, mas o fato de ser um importante elo do conceito de economia circular pode ser a chave para que ele emerja fortalecido da crise.

11/08/2023



Mais robôs e tecnologia digital na fabricação de produtos plásticos

Levantamento anual para a preparação do guia de transformadores por injeção apontou evolução do uso de robôs, manufatura aditiva e tecnologias digitais.

26/06/2023



Bioplásticos, finalmente em cena

Após muitos altos e baixos que dificultaram a sua adoção definitiva, os bioplásticos ressurgem em um contexto em que todas as alternativas de materiais são bem-vindas para a indústria de transformação.

26/06/2023



Em todo lugar e ao mesmo tempo

Plástico Brasil vai reunir presencialmente fornecedores de produtos, serviços e representantes de universidades no mais esperado encontro brasileiro da cadeia de plásticos.

16/03/2023



Ferramentarias em busca de qualificação

Aprimoramento técnico é dos principais planos das fornecedoras de moldes e matrizes para a indústria de plásticos.

17/02/2023



Informações para um novo ano

Inventário do parque de máquinas e sondagens nos setores de coloração e de transformação por sopro. O ano termina em dados na Plástico Industrial.

09/12/2022



Inovando mais com menos

Disposição para inovar e oportunidade de observar: uma receita que pode resultar em transformações na indústria de plásticos.

05/10/2022



Tempos pra lá de interessantes

Fatores imponderáveis estão transformando a forma como se organizam as atividades humanas em diversas áreas, e não poderia ser diferente na indústria.

12/08/2022



Coletânea de materiais

Uma edição com guias dedicados a categorias de materiais que já se estabeleceram em mercados específicos.

24/06/2022



Meu bem, meu mal

Detestados quando se interpõem no nosso caminho na forma de rejeitos, os materiais plásticos têm apoiado a evolução das chamadas ciências da vida. Neste ambiente eles continuam sendo não só bem-vindos, mas essenciais.

13/05/2022



Enfim, ao vivo

Rever parceiros comerciais, discutir os atuais desafios e conferir in loco o desenvolvimento tecnológico voltado para a cadeia de plásticos. Experiências que haviam se tornado raras voltarão a ser possíveis na Interplast.

24/03/2022



 A indústria em sua fase de compromisso com a sociedade e com o meio ambiente

Sustentabilidade, engajamento na economia de carbono neutro e compromisso social são pilares das práticas de ESG, que chegam com força e exigem atitude das empresas do setor de plásticos.

04/02/2022



Cores para um novo ano

Estudos de tendências de cores têm sido levados cada vez mais a sério pela indústria de plásticos, e agora é o momento de pensar sobre eles como parte da estratégia de negócios.

07/12/2021



Ambiente industrial é lugar de impressão 3D

Após crescimento exponencial em setores como arquitetura, odontologia e área médica, a manufatura aditiva retorna às suas origens e se expande em aplicações de engenharia e no ambiente de produção.

21/10/2021



Conectividade e responsabilidade ambiental

O avanço da transformação digital e o aumento da pressão pelo engajamento em ações de sustentabilidade exigem novos compromissos da indústria.

25/08/2021



Injeção em versão 4.0

A incorporação de recursos digitais ao maquinário está traçando um novo caminho para a indústria de transformação de plásticos.

29/06/2021



Um novo modelo se impõe

Chamada à responsabilidade, a cadeia do plástico tem apresentado propostas para os impasses ambientais criados ao longo de sua trajetória.

24/05/2021



Novas soluções de produção

Em alguns meses o plástico se tornou item indispensável na prevenção de riscos sanitários associados à pandemia. Com isso a indústria cresceu e está procurando novas formas de produzir e controlar a qualidade dos seus produtos.

16/04/2021



A resposta do setor produtivo para as novas expectativas 

O mercado está mudando. Materiais e máquinas acompanham essa evolução.

26/03/2021



Reciclagem em alta

Os difíceis tempos de pandemia trouxeram a certeza de que os materiais plásticos deverão continuar sendo necessários e, em alguns casos, insubstituíveis, o que tornou ainda mais importante a sua revalorização.

12/02/2021



Hora de pensar o futuro com base na informação

Está chegando ao fim o ano que foi alvo de nossas maiores críticas e lamentações, mas que também nos tornou mais conectados, mais atentos e mais capazes.

30/11/2020



Técnicas para resistir ao caos

Se este ano está provocando reflexões, elas certamente estão relacionadas ao aprendizado que se fez necessário diante do imprevisto.

19/10/2020



Radiografia de um processo de sobrevivência

Inventário bianual do parque de máquinas para transformação de plásticos deste ano mostra também os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o setor.

20/08/2020



Uma nova realidade no fim do túnel

Crises são cíclicas e seu maior legado é fazer com que pessoas e empresas se transformem a partir de uma experiência ruim. Está sendo assim com a indústria em geral e em particular com a de plásticos.

22/07/2020



Encontrando rumo

Tanto no âmbito pessoal como nas empresas, gradativamente nos acostumamos ao “novo normal”, esse conjunto de circunstâncias que não teve data certa para começar e nos obriga à transformação constante.

23/06/2020



Cada um do seu jeito

As empresas têm encontrado diferentes caminhos para atravessar a crise mundial que afeta a todos, indistintamente.

20/04/2020



Sobrevivendo em tempos de crise

Neste momento de incertezas, nem tudo é dor para o setor de plásticos. Passado o período crítico de quarentena e o pico da pandemia, a indústria terá a oportunidade de ressurgir fortalecida, sobretudo pela revisão e possível restituição da imagem institucional desses materiais.

27/03/2020



Conhecendo materiais e processos

Nova coluna sobre os materiais plásticos e artigos sobre indústria 4.0 são os destaques desta edição.

02/03/2020



Os tons e os rumos de 2020

A começar pelo estudo de macrotendências que levam em conta tanto aspectos de psicologia social quanto considerações mais práticas, tudo o que está relacionado ao mundo das cores precisa ser planejado, e por isso o assunto é destaque nesta edição.

27/01/2020



Tocando em frente

Deliberações recentes trazem boas perspectivas para segmentos que têm os plásticos como protagonistas.

11/12/2019