Terá início em abril deste ano, na Alemanha, um projeto que pode se tornar uma das referências em termos de inteligência artificial (IA) aplicada aos processos de moldagem de plásticos por injeção.
Denominado “Otimização de processos com IA – inteligência artificial para processos de moldagem por
injeção”, o projeto é encabeçado pelo Instituto de Plásticos para Médias Empresas de Lüdenscheid (KIMW) e vai apoiar empresas interessadas em usar a IA para otimizar o processo de moldagem por injeção, com base em algoritmos e grandes quantidades de dados trabalhadas de forma a tratar as tarefas típicas desse processo produtivo por meio de reconhecimento de padrões, processamento de linguagem e tomada de decisão autônoma, características da indústria 4.0.
O projeto será implementado juntamente com a desenvolvedora de software Symate, da cidade de Dresden, que criou o sistema de IA Detact, para monitoramento automatizado de processos produtivos. O principal objetivo é ensinar aos participantes como as máquinas precisam ser equipadas para realizar de forma independente tarefas que normalmente exigem inteligência humana.
O sistema foi adaptado para operações de moldagem por injeção, em uma injetora do centro técnico do KIMW, e as empresas participantes terão acesso aos dados da pesquisa, incluindo a instalação de um sistema-teste em uma injetora de sua propriedade pelo período de três meses.
Mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas ao pesquisador Andreas Kürten pelo e-mail a.kuerten@kimw.de
Imagem: Bing Image Creator/KIMW
Conteúdo relacionado:
Pesquisa mostra aumento da adoção de IA na indústria em 2022
Centro de estudos integra recursos de manufatura inteligente para a indústria de plásticos
Mais Notícias PI
A Engel desenvolveu um novo modelo de injetora que segue o conceito de gigamolding e comporta moldes de até 170 toneladas, produzindo peças complexas de até 109 kg, com precisão na casa de centésimos de milímetro.
24/03/2026
Carga técnica de madeira fornecida pela Pinhopó passou a ser usada na formulação de compostos para produção de painéis automotivos internos.
03/03/2026
Tecnologia que estabiliza o coeficiente de fricção em filmes produzidos com resina reciclada é finalista em premiação europeia de sustentabilidade.
03/03/2026