Terá início em abril deste ano, na Alemanha, um projeto que pode se tornar uma das referências em termos de inteligência artificial (IA) aplicada aos processos de moldagem de plásticos por injeção.

 

Denominado “Otimização de processos com IA – inteligência artificial para processos de moldagem por injeção”, o projeto é encabeçado pelo Instituto de Plásticos para Médias Empresas de Lüdenscheid (KIMW) e vai apoiar empresas interessadas em usar a IA para otimizar o processo de moldagem por injeção, com base em algoritmos e grandes quantidades de dados trabalhadas de forma a tratar as tarefas típicas desse processo produtivo por meio de reconhecimento de padrões, processamento de linguagem e tomada de decisão autônoma, características da indústria 4.0.

 

O projeto será implementado juntamente com a desenvolvedora de software Symate, da cidade de Dresden, que criou o sistema de IA Detact, para monitoramento automatizado de processos produtivos. O principal objetivo é ensinar aos participantes como as máquinas precisam ser equipadas para realizar de forma independente tarefas que normalmente exigem inteligência humana.

 

 

O sistema foi adaptado para operações de moldagem por injeção, em uma injetora do centro técnico do KIMW, e as empresas participantes terão acesso aos dados da pesquisa, incluindo a instalação de um sistema-teste em uma injetora de sua propriedade pelo período de três meses.

 

 

Mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas ao pesquisador Andreas Kürten pelo e-mail a.kuerten@kimw.de

 

 

Imagem: Bing Image Creator/KIMW

 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Pesquisa mostra aumento da adoção de IA na indústria em 2022

 

Centro de estudos integra recursos de manufatura inteligente para a indústria de plásticos



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos

Empresa paulista compartilha informações sobre testes feitos internamente com agentes expansores para PVC.

18/04/2024