A fabricação está se tornando uma tarefa cada vez mais complexa, principalmente em razão das novas tecnologias de controle, que já utilizam até mesmo recursos digitais como a aprendizagem de máquina (machine learning) e a inteligência artificial (IA).

 

A Sumitomo (SHI) Demag pretende mostrar na feira K 2022 como a companhia se apropriou dessas chamadas tecnologias facilitadoras da indústria 4.0, incluindo-as entre os recursos dos seus modelos de máquinas injetoras elétricas.

 

Resultados de parcerias com universidades, empresas do setor de periféricos e de moldes, diferentes projetos de pesquisa encabeçados pela empresa permitiram o desenvolvimento de máquinas capazes de gerar dados, manipulá-los e dar saída para eles na forma de ações e autocomandos.

 

A base para isso é o uso do sistema MyConnect, que será demonstrado pela empresa atuando na execução de tarefas, no controle da qualidade, na medição e ajuste de parâmetros de máquina, no controle dos circuitos de resfriamento, no preparo e condicionamento do material a ser moldado. O uso da inteligência artificial será empregado na predição de parâmetros de processo visando ao aprimoramento da qualidade das peças produzidas.

 

Utilizando o sistema padrão OPC-UA de troca de dados entre máquinas, o MyConnect tem foco na análise de dados, na transferência de conhecimento e em funções autônomas, dentre as quais se destacam a criação de gêmeos digitais e também o projeto Selbst SGMKI, sigla em alemão para máquina injetora que se inicia automaticamente (self-starting injection molding machine).

 

Enfatizando o uso de seus equipamentos nos setores de embalagens – especialmente a produção de tampas – e de produtos médicos, a empresa vai expor também o resultado de parcerias com a francesa Sepro, fabricante de robôs, e a adaptação do processo MuCell, de espumação microcelular, às máquinas elétricas da sua linha IntelElect2.

 

As novidades foram anunciadas durante o evento K Preview, realizado em junho, em Dusseldorf (Alemanha) e também no XXIV Simpósio Internacional sobre Tecnologia de Plásticos, realizado no mesmo mês, em Indaiatuba (SP).


 

Imagem: Sumitomo (SHI) Demag


 

Conteúdo relacionado:

 

Relatório aponta os rumos da manufatura inteligente nos próximos anos


Plataforma digital para monitoramento do chão de fábrica feita no Brasil



 

#Indústria40  #SumitomoSHIDemag



Mais Notícias PI



Do flake ao produto final. Linha da Engel conjuga extrusão e injeção de material reciclado.

Processo de dois estágios elimina a regranulação e a refusão do material reciclado destinado à fabricação de produtos injetados. O objetivo é obter ganhos relativos a custos de produção e logística interna para as empresas que reciclam suas sobras de processo e também para as que compram reciclados no mercado.

02/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Associações norte-americana e alemã juntas pelo padrão OPC-UA na indústria de plásticos

Durante a próxima edição da feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos, a associação de construtores de máquinas da Alemanha vai alinhar estratégias com a entidade que representa a indústria de plásticos nos Estados Unidos, visando à adoção do protocolo de comunicação OPC UA para o maquinário do setor de plásticos.

26/03/2024