A 16a edição do ENAFER – Encontro Nacional de Ferramentarias será realizada nos dias 20 e 21 de junho de 2024 no Ágora Tech Park, em Joinville (SC). O evento é promovido pela ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais.

 

De acordo com os organizadores do encontro, a previsão é que sejam reunidos cerca de 800 participantes, dentre os quais estarão profissionais da indústria de moldes para plásticos, bem como representantes de outras áreas do setor de manufatura como, por exemplo, usinagem.

 

Os conceitos de sustentabilidade e a Indústria 4.0 também serão temas discutidos entre as apresentações que serão realizadas nos dois dias do evento, bem como serão abordados assuntos relacionados à gestão de parques fabris e ferramentarias, capacitação técnica, inovação e competitividade.

 

Foi divulgado à imprensa que a nova edição do ENAFER tem como objetivo proporcionar o debate entre representantes de diferentes áreas da indústria de manufatura e do meio acadêmico e, inclusive, do setor de ensino técnico. 

 

O presidente da ABINFER, Christian Dihlmann, comentou mais sobre as premissas do encontro: “Somos a base para diversos segmentos industriais. Todos os produtos ao nosso redor são moldados e produzidos por ferramentarias. Portanto, é fundamental promover um ambiente empresarial que fortaleça o setor no arranjo produtivo industrial do País, e sua inserção no mercado global de fabricação de ferramentais”.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações. Na seção Artigos técnicos estão disponíveis estudos sobre aços mais adequados para a fabricação de moldes e matrizes, além de outros temas relacionados a esta área.

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: ENAFER/Divulgação.

 

Mais conteúdo:

 

Resíduos orgânicos são transformados em filamentos para impressão 3D

 

Aplicação de plasma em moldes pode simplificar a fabricação de peças plásticas

 

#ENAFER #PlásticoIndustrial #Evento



Mais Notícias PI



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Nova feira de embalagens industriais acontece em 2026

A Label & Pack Expo será realizada na capital paulista e vai reunir tecnologia e serviços para o setor de embalagens industriais e de transporte.

11/12/2025


Fabricante de injetoras investe em ampliação de portfólio e do parque industrial

A Chen Hsong South America vai trazer novas injetoras para o mercado brasileiro ainda em 2025 e planeja investir no aumento do seu parque fabril. As estratégias incluem a intensificação de treinamentos para o setor de plásticos.

11/12/2025