A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou a norma ABNT NBR 17100-1 - Gerenciamento de resíduos Parte 1: Requisitos gerais, a qual traz orientações sobre o gerenciamento de resíduos e abrange requisitos aplicáveis desde a sua geração até a disposição final, com provável repercussão positiva sobre o setor de reciclagem de plásticos. O lançamento oficial ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Distrito Federal (FIBRA), ocasião em que estiveram presentes os dirigentes da ABNT e da FIBRA, além de representantes de instituições que atuam na preservação do meio ambiente e na reciclagem de resíduos (foto).

De acordo com informações fornecidas à imprensa, a norma foi elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa (CEE-246). A previsão é que ela seja composta por tópicos como “Requisitos gerais”; “Rastreabilidade”; “Enquadramento no status de não resíduo”; “Requisitos para classificação como subproduto”; “Pontos de entrega voluntária, ecopontos e ecocentros”; “Resíduos da construção civil”; e “Resíduos de eventos”.
Mario William Esper, presidente da ABNT, comentou mais sobre este assunto, e, inclusive, mencionou que revisões de outras normas estão em andamento: “a ABNT NBR 17100-1 é mais uma iniciativa da ABNT para promover a conservação dos recursos naturais, a proteção da saúde humana e do ecossistema, além de maximizar a valorização dos recursos presentes nos resíduos, e evitar danos ou riscos à saúde pública e ao meio ambiente durante as etapas de gerenciamento dos materiais. Estamos concluindo a revisão de outras normas de resíduos e vamos colocar à disposição da sociedade mais de 200 mil resíduos catalogados com seus ensaios e parâmetros conhecidos”.
Nesta página podem ser obtidas mais informações sobre o documento.
Imagem: da esquerda para a direita, Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF; Jamal Jorge Bittar, Presidente da FIBRA; Monica Licasale, Coordenadora da Cooperativa Recicle a Vida; Joel Krüger Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); e Mario William Esper, Presidente da ABNT.
Leia também:
Filmes BOPP multicamadas, metalizados e impressos agora são também recicláveis
Reciclagem química de poliamida por micro-ondas
Pesquisa aponta crescimento das vendas de PLA
#ABNT #FIBRA #NovaNorma #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Braskem, Qualy e Bomix participam de um projeto que converteu óleo de cozinha pós-consumo em polipropileno bio-circular, usado na fabricação de embalagens de margarina.
21/10/2025
Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.
21/10/2025
A empresa especializada na produção e reaproveitamento de embalagens intermediárias para produtos líquidos faz novas apostas ao diversificar a oferta de sua linha de IBC’s.
16/10/2025