A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vai promover o curso “Aperfeiçoamento em tecnologia de plásticos” a partir do dia 2 de março de 2023. O treinamento, que será realizado em formato on-line, contará com dez módulos, nos quais serão abordados temas como, por exemplo, propriedades de materiais plásticos e avaliação do ciclo de vida de polímeros.

O módulo um, denominado “Introdução aos polímeros”, segundo informações fornecidas pelo Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), da UFSCar, vai tratar da estrutura molecular dos polímeros, de suas propriedades térmicas, massas molares e sua distribuição em polímeros, e também vai abordar o comportamento mecânico dos polímeros, assim como noções sobre a formulação e o processamento desses materiais.
Já nos módulos 4 e 5, denominados “Moldagem por injeção de termoplásticos, e “Blendas e compósitos poliméricos, respectivamente, serão abordados temas como a máquina injetora, o molde e a rosca; o ciclo de moldagem por injeção; reologia aplicada à moldagem por injeção: escoamento e estruturação morfológica; compósitos; micromecânica; processamento e caracterização de compósitos poliméricos; e processamento e caracterização de blendas poliméricas.
Também serão ministradas aulas a respeito de materiais para a fabricação de embalagens flexíveis multicamadas, produção de filmes multicamadas, co-extrusão e laminação, além de degradação e estabilização de polímeros. Os módulos também vão tratar de polímeros de biomassa, métodos de caracterização de impactos ambientais e manufatura aditiva (impressão 3D) no setor de transformação de polímeros.
Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails leonardo@ufscar.br e demachef@ufscar.br.
Imagens: UFSCar/DEMa e Pixabay
Mais cursos do setor:
Próximos cursos do setor de plásticos
Como empreender no setor de plásticos
#UFSCar #Curso #OnLine #PI
Mais Notícias PI
A fabricante de equipamentos para transformação de plásticos norte-americana, que já possui subsidiária no Brasil, vai iniciar as operações em sua nova fábrica em Paulínia.
04/08/2026
Além da aquisição da Stork IMM, que fabrica máquinas injetoras de alto desempenho, a Arburg anunciou o novo diretor-geral da sua subsidiária mexicana.
04/08/2026
Formulada com insumo 100% brasileiro, solução em óleo de soja contorna problemas históricos de aglomeração, garantindo ganhos de propriedades para os plásticos aditivados com grafeno.
04/08/2026