O Instituto Tecnológico del Plástico (Aimplas), junto com o Instituto de Tecnología Cerámica (ITC) – ambos sediados na Espanha –, está desenvolvendo o Projeto EROS, que visa implementar um sistema de economia circular para as pás de turbinas eólicas e para resíduos do setor aeronáutico a fim de recuperá-los para que possam ser novamente usados seja no setor de transportes ou em outros setores, como por exemplo, a indústria cerâmica.

 

Segundo as informações do instituto, a indústria de transportes é atualmente a maior emissora de gases de efeito estufa, seguida pela indústria de energia elétrica. Portanto, é necessário usar estruturas mais leves, como as feitas de materiais compósitos, para auxiliar na redução dessas emissões. No entanto, a utilização desses materiais envolve o desafio intrínseco da gestão de resíduos, visto que reciclá-los é uma tarefa complexa.

 

Para compreender a dimensão e o panorama desse problema, estima-se que dez mil aeronaves serão retiradas de serviço em todo o mundo nos próximos 20 anos e que metade da capacidade instalada de turbinas eólicas da Europa, de 146 GW, completará duas décadas de uso até o ano de 2030.

 

Em busca de uma solução, os três parceiros criaram o Projeto EROS, que envolve processos de reciclagem mecânica e química a serem realizados para a produção de três novos produtos:

 

De acordo com o comunicado do Aimplas, também participam do projeto as empresas Reciclalia, Keraben, Fritta e Sofitec, para garantir que os resultados alcancem toda a cadeia de valor, além de contar com apoio financeiro do Ministerio de Ciencias, Innovación y Universidades (Ministério da Ciência, Inovação e Universidades), do governo espanhol.

 

(Foto: Aimplas)

#composito #reciclagemquimica #reciclagem


 

Conteúdo relacionado:

Resíduos de PU decompostos por via química dão origem a novos monômeros

Banco de dados global e interativo terá informação sobre resina reciclada 

 



Mais Notícias PI



Quadro de bicicleta de plástico reciclado é lançado na Alemanha

A Igus e a Advanced Bikes desenvolveram um quadro de bicicleta fabricado por injeção. Ele é feito em uma peça única, sem soldas, e é composto por plásticos de alto desempenho reciclados e fibras de carbono.

16/07/2024


Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024


Banco de dados reúne informações sobre plásticos recicláveis

Pesquisadores dos Estados Unidos criaram um banco de dados com informações sobre caracterização de polímeros que deve servir como base para estudos sobre a reciclagem de plásticos.

17/07/2024