Publicado neste mês pela CRC Press, o livro Additive Manufacturing for Plastic Recycling: efforts in boosting a circular economy (ou Manufatura Aditiva para Reciclagem de Plásticos: esforços para impulsionar uma economia circular, em tradução livre) fornece uma discussão abrangente sobre os avanços na manufatura aditiva tendo como matéria-prima o plástico reciclado, bem como explora a reciclagem de materiais plásticos como um ponto de partida para impulsionar a economia circular.

 

A obra apresenta novas ideias sobre a  combinação de métodos de processamento que funcionam como fonte de informação para fabricantes na elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento de produtos. Seus capítulos abordam temas como: economia circular; reciclagem de plásticos; manufatura aditiva para economia circular de plástico reciclado; reciclagem híbrida mecânica e química de plásticos; modelagem por deposição de massa fundida como processo de reciclagem secundária para a preparação de estruturas sustentáveis; justificativa econômica e ambiental; estudos de caso, entre outros.

 

Uma amostra de seu conteúdo pode ser acessada e lida online na página virtual da editora. O livro, em inglês, possui 184 páginas e está disponível para compra no site da editora (www.routledge.com) nas versões física e e-book, pelos preços sugeridos de US$ 130,00 ou US$ 53,05, respectivamente.



Mais Notícias PI



Indústria deve retomar as aquisições de impressoras 3D

Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.

22/10/2024


Transformadores por injeção investem em robótica e impressão 3D

Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.

22/10/2024


Arburg e Aimplas se unem em projeto de pesquisa para a área médica

A empresa alemã cedeu para o instituto espanhol Aimplas um equipamento Freeformer, que executa a impressão 3D de peças a partir de grânulos convencionais. O propósito é pesquisar o desempenho de materias plásticos em aplicações da área médica.

22/10/2024