Foi publicado pela Editora De Gruyter o livro “Plastic additives: An introduction to stabilizers, functional and biobased additives” (ou “Aditivos para plásticos: uma introdução aos estabilizantes, aditivos funcionais e de base biológica”, em tradução livre), de autoria de Rudolf Pfaendner.

Ao longo das 106 páginas do livro, em inglês, são abordadas as características de diferentes tipos de aditivos e suas funções, incluindo também informações sobre o mercado de aditivos, embasamento teórico como mecanismos de ação, soluções técnicas de ponta e exemplos de aplicações.

 

Na primeira parte da obra está um histórico dos aditivos para plásticos, onde o autor aborda diferentes classes de materiais, propriedades de plásticos que podem ser modificadas com o uso de aditivos e explicações sobre o termo “aditivo”, incluindo informações sobre a sua origem, entre outros temas. 

 

Nos capítulos também há seções dedicadas a comentários sobre os riscos e as tendências do setor de aditivos, abrangendo ainda a reciclagem de plásticos e a fabricação de produtos feitos com materiais de base biológica.

 

O livro é comercializado em versão física e eletrônica pelo site da Amazon (www.amazon.com.br) pelos preços sugeridos de R$ 896,94 e R$ 486,31, respectivamente.

 

 

Imagem: Divulgação.

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Leia também:

 

Guia orienta desenvolvimento de embalagens para alimentos

 

A respiração do molde como chave para a qualidade do processo e do produto



Mais Notícias PI



Os desafios do setor de sopro em discussão

O evento especializado vai debater os desafios das empresas transformadoras por sopro, abordando desde aspectos técnicos até a capacitação profissional e a internacionalização das empresas do setor.

12/05/2026


Injeção assistida por água é usada na produção de quadros para bicicletas

A integração entre a tecnologia de injeção auxiliada por água e sistemas de canais quentes servoacionados permitiu a moldagem de perfis ocos complexos usando termoplásticos abrasivos.

12/05/2026


Parceria europeia na distribuição de polímeros naturais

Acordo promove o uso de materiais plásticos desenvolvidos a partir de resíduos agrícolas em aplicações de moldagem por injeção na Europa.

12/05/2026