A FCC, empresa com atuação no setor de desenvolvimento de materiais situada no município gaúcho de Campo Bom, informou o lançamento de um elastômero termoplástico composto por mais de 99% de matérias-primas renováveis, chamado TR Green 99.


O novo material pode ser transformado por meio de processos de injeção e é recomendado para a fabricação de solados para calçados. De acordo com Joice Cardoso e Rafael Wirth Cabral, que atuam em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da FCC, e que forneceram informações sobre o TR Green 99 à Plástico Industrial, o polímero é composto por matérias-primas obtidas da “bio-nafta”, equivalente renovável ao insumo convencional. 

 

Ainda segundo a companhia, as matérias-primas renováveis que compõem o elastômero termoplástico têm certificação ISCC PLUS – International Sustainability Carbon Certification. O CEO da FCC, Marcelo Reichert, comentou sobre a trajetória que levou ao desenvolvimento do polímero recém-lançado: “em 2011, lançamos o primeiro calçado ‘verde’. Seu solado contava com pouco mais de 30% de materiais de fontes renováveis. E a indústria, de forma geral, tem evoluído com a obtenção de produtos compostos por cerca de 50% de matérias-primas verdes. Agora, conseguimos dar um verdadeiro salto de sustentabilidade, chegando a mais de 99,9% de materiais de fontes renováveis em nosso elastômero”. 

 

Sobre a aplicabilidade do material recém-lançado, que em um primeiro momento é recomendado somente para a confecção de solados, os profissionais envolvidos no projeto comentaram que estudos e testes posteriores poderão indicar a possibilidade de usá-lo na fabricação de outros tipos de peças.


 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2129-2200.


 

Imagem: Elastômero termoplástico TR Green 99 desenvolvido pela FCC.


 

Confira mais notícias:

 

Mercado em alta para os plastificantes

 

Stand-up pouch biodegradável para alimentos orgânicos

 

Baterias de veículos elétricos de última geração terão gabinete em compósito

 

#FCC #TRGreen99 #MateriaisRenováveis #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Incentivo à reciclagem em terminais rodoviários

Pontos de descarte de garrafas plásticas para troca por vale-compras e doações foram instalados em rodoviárias em São Paulo.

23/07/2024


A ciência como base na reciclagem de plásticos e borrachas

Fundada por pesquisadoras da área de materiais, a startup de base tecnológica IQX desenvolveu aditivos que tornam viável a reciclagem de materiais como borracha vulcanizada.

17/07/2024


Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024