A FCC, empresa com atuação no setor de desenvolvimento de materiais situada no município gaúcho de Campo Bom, informou o lançamento de um elastômero termoplástico composto por mais de 99% de matérias-primas renováveis, chamado TR Green 99.


O novo material pode ser transformado por meio de processos de injeção e é recomendado para a fabricação de solados para calçados. De acordo com Joice Cardoso e Rafael Wirth Cabral, que atuam em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da FCC, e que forneceram informações sobre o TR Green 99 à Plástico Industrial, o polímero é composto por matérias-primas obtidas da “bio-nafta”, equivalente renovável ao insumo convencional. 

 

Ainda segundo a companhia, as matérias-primas renováveis que compõem o elastômero termoplástico têm certificação ISCC PLUS – International Sustainability Carbon Certification. O CEO da FCC, Marcelo Reichert, comentou sobre a trajetória que levou ao desenvolvimento do polímero recém-lançado: “em 2011, lançamos o primeiro calçado ‘verde’. Seu solado contava com pouco mais de 30% de materiais de fontes renováveis. E a indústria, de forma geral, tem evoluído com a obtenção de produtos compostos por cerca de 50% de matérias-primas verdes. Agora, conseguimos dar um verdadeiro salto de sustentabilidade, chegando a mais de 99,9% de materiais de fontes renováveis em nosso elastômero”. 

 

Sobre a aplicabilidade do material recém-lançado, que em um primeiro momento é recomendado somente para a confecção de solados, os profissionais envolvidos no projeto comentaram que estudos e testes posteriores poderão indicar a possibilidade de usá-lo na fabricação de outros tipos de peças.


 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2129-2200.


 

Imagem: Elastômero termoplástico TR Green 99 desenvolvido pela FCC.


 

Confira mais notícias:

 

Mercado em alta para os plastificantes

 

Stand-up pouch biodegradável para alimentos orgânicos

 

Baterias de veículos elétricos de última geração terão gabinete em compósito

 

#FCC #TRGreen99 #MateriaisRenováveis #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Comitê de sustentabilidade é formado pelo IBPVC

Foi lançado pelo Instituto Brasileiro do PVC um comitê que vai intensificar a disseminação de informações sobre a circularidade do poli(cloreto de vinila).

03/06/2025


Amanco Wavin lança projeto para inclusão de PVC reciclado em suas linhas de produção

O projeto Takeback vai desde a logística reversa de tubos e conexões até a emissão de certificado de redução de CO₂ para empresas parceiras.

26/05/2025


Uma solução compostável para os sachês individuais

Novos sachês compostáveis para molhos, condimentos e produtos em doses individuais devem chegar ao mercado em breve. A solução reforça a total adequação dos polímeros compostáveis para embalagens de uso único. 

20/05/2025