Um estudo realizado por Plástico Industrial no segmento de reforma e atualização (retrofitting) de máquinas e periféricos para processamento de plásticos para a elaboração do guia do setor trouxe os seguintes dados: os negócios de 57,14% das empresas constantes deste guia sofreram um impacto positivo em decorrência da pandemia de Covid-19, as quais atribuíram o aumento da procura por seus serviços à redução da compra de maquinário novo durante o período da atual crise sanitária.

Serviços de retrofitting de máquinas para a área de plásticos são tema de pesquisa realizada no setor

 

No entanto, 28,57% delas informaram ter havido redução da demanda por esse tipo de serviço, em razão da diminuição do ritmo de produção das indústrias, ao passo que 14,29% das pesquisadas disseram que sua rotina não passou por muitas modificações.

 

Quando questionadas sobre quais são os tipos de serviços de reforma e retrofitting de máquinas e periféricos que mais executam, uma parcela de 28,18% das participantes do levantamento apontou os reparos na parte elétrica, 26,71% delas mencionaram a manutenção de sistemas de acionamento e de motores, 23,15% comentaram sobre a instalação de dispositivos eletrônicos e a implantação de sistemas digitais que permitam a interconectividade entre maquinário e ambientes virtuais.

 

Essas informações merecem atenção especial tendo em vista que a modernização de parques fabris é um assunto que ganha cada vez mais relevância na área de plásticos. Ainda no que diz respeito aos serviços que são mais procurados pela clientela, a reforma da parte mecânica de equipamentos foi apontada como a principal por 21,96% das companhias pesquisadas.

 

A respeito das vantagens proporcionadas pelo retrofitting de maquinário, as empresas entrevistadas disseram que uma delas é o ganho de desempenho, que, segundo elas, pode chegar a 53%, em média. Cerca de 42,89% delas informaram que já têm serviços contratados para o próximo semestre de 2021, 42,88% fecharam pedidos para os próximos quatro meses e 14,23% o fizeram para até os próximos doze meses. Seus serviços incluem assistência técnica e garantia que pode variar de três a vinte e quatro meses.


 

Mais informações sobre sistemas e tecnologia para modernização de linhas de produção podem ser encontradas em nossos guias e na seção Indústria 4.0, assim como em artigos técnicos que abordam esses e outros assuntos relacionados à área de plásticos.


 

Foto: Empresas que executam serviços de reforma e atualização de máquinas e equipamentos para transformação de plásticos participaram de uma pesquisa em que foi apontado um aumento da procura por sistemas digitais. Imagem: Shutterstock.

 

Conteúdo relacionado:

Sistema modular para manipulação de peças injetadas

Tecnologia IoT faz monitoramento do consumo de energia elétrica de fábricas

 

#RetrofittingdeMáquinas #Pesquisa #Indústria40 #Plástico #Covid-19



Mais Notícias PI



Projeto de inteligência artificial integra injetoras de diferentes fabricantes

Programa colaborativo entre plus10, SKZ e Sumitomo mostra como as máquinas injetoras de diferentes fabricantes podem aprender umas com as outras.

13/01/2022


Indústria 4.0: IoT reduz custo de manutenção em até 40%

De acordo com dados da consultoria Mckinsey, manutenção preditiva consegue reduzir o tempo de inatividade das máquinas em até 50% e aumentar a vida útil em 20 a 40%.

03/12/2021


Investimento em projetos de indústria 4.0

Iniciativa de empresa investidora busca por novas soluções na área de inteligência artificial, robótica, IoT e computação em nuvem.

22/11/2021