Instituições que encabeçam o Programa PotencializEE, liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado em parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ Brasil, lançaram recentemente o “Catálogo Virtual de Tecnologias de Eficiência Energética”, que reúne informações sobre tecnologia para se obter eficiência energética na indústria de manufatura, o que abrange o setor de transformação de plásticos.
Trata-se de um canal de comunicação para a troca de informações sobre redução do consumo de energia elétrica em processos industriais, assim como outras formas de reduzir o consumo de recursos no chão de fábrica. Isso inclui tópicos a respeito de intervenções elétricas, indicadores de desempenho energético, testes e ensaios, medições, definições, entre outros.

O catálogo pode ser acessado e utilizado gratuitamente. Wendell Pacheco, assessor técnico do PotencializEE, comentou mais sobre este assunto: “será um espaço onde fabricantes e representantes comerciais poderão mostrar suas tecnologias, assim como interessados em adquiri-las poderão consultar opções em um único lugar”. Ainda segundo o executivo, o objetivo é “ajudar as empresas a adotarem a tecnologia adequada, que proporcione inúmeros benefícios, promovendo o aumento da produtividade ao tornar os negócios mais competitivos e ambientalmente responsáveis”.
Segundo informações fornecidas pelas instituições que conduzem o programa, os equipamentos abordados no catálogo virtual são divididos em três categorias, que são “intervenções elétricas”, “intervenções térmicas” e “gerenciamento de energia”. Já os equipamentos consistem em motores, ventiladores, bombas, coletores, caldeiras, além de outros.
Como divulgar soluções
Fornecedores de equipamentos que podem contribuir para a obtenção de eficiência energética em plantas industriais podem fazer parte do catálogo virtual. Para isso, é necessário acessar a página oficial do programa na internet e compartilhar dados dos produtos ofertados.
Outra opção, conforme foi informado pelas partes responsáveis pelo PotencializEE, é o cadastro para empresas que desejam fornecer soluções para projetos do programa, que são conduzidos em parceria com o Senai.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Freepik
Confira mais notícias:
Energia limpa para o processo de rotomoldagem
Análise da eficiência energética em injetoras sob carga parcial
#PotencializEE #EficiênciaEnergética #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
A Igus desenvolveu um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção.
25/11/2025
Entre as pecinhas tradicionalmente injetadas, a LEGO incluiu em seu conjunto de final de ano “Expresso de Férias” um trem em miniatura impresso em 3D. A técnica permitiu acrescentar movimento a componentes internos do bloco.
25/11/2025