Instituições que encabeçam o Programa PotencializEE, liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado em parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ Brasil, lançaram recentemente o “Catálogo Virtual de Tecnologias de Eficiência Energética”, que reúne informações sobre tecnologia para se obter eficiência energética na indústria de manufatura, o que abrange o setor de transformação de plásticos.

 

Trata-se de um canal de comunicação para a troca de informações sobre redução do consumo de energia elétrica em processos industriais, assim como outras formas de reduzir o consumo de recursos no chão de fábrica. Isso inclui tópicos a respeito de intervenções elétricas, indicadores de desempenho energético, testes e ensaios, medições, definições, entre outros.

Eficiência energética para a indústria do plástico e assuntos relacionados são tratados por meio de um canal de comunicação na internet

 

O catálogo pode ser acessado e utilizado gratuitamente. Wendell Pacheco, assessor técnico do PotencializEE, comentou mais sobre este assunto: “será um espaço onde fabricantes e representantes comerciais poderão mostrar suas tecnologias, assim como interessados em adquiri-las poderão consultar opções em um único lugar”. Ainda segundo o executivo, o objetivo é “ajudar as empresas a adotarem a tecnologia adequada, que proporcione inúmeros benefícios, promovendo o aumento da produtividade ao tornar os negócios mais competitivos e ambientalmente responsáveis”.

 

Segundo informações fornecidas pelas instituições que conduzem o programa, os equipamentos abordados no catálogo virtual são divididos em três categorias, que são “intervenções elétricas”, “intervenções térmicas” e “gerenciamento de energia”. Já os equipamentos consistem em motores, ventiladores, bombas, coletores, caldeiras, além de outros.

 

 

Como divulgar soluções

 

Fornecedores de equipamentos que podem contribuir para a obtenção de eficiência energética em plantas industriais podem fazer parte do catálogo virtual. Para isso, é necessário acessar a página oficial do programa na internet e compartilhar dados dos produtos ofertados.

 

Outra opção, conforme foi informado pelas partes responsáveis pelo PotencializEE, é o cadastro para empresas que desejam fornecer soluções para projetos do programa, que são conduzidos em parceria com o Senai.  

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.



 

Imagem: Freepik



 

Confira mais notícias:

 

Energia limpa para o processo de rotomoldagem

 

Análise da eficiência energética em injetoras sob carga parcial

 

#PotencializEE #EficiênciaEnergética #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Novos concentrados para formulações de PVC

Desenvolvedora de aditivos e masters apresentou na feira K as linhas de produtos que atendem às necessidades específicas do processamento de PVC.

14/10/2025


Novos catalisadores solucionam dilemas da cadeia do PET

Catalisadores à base de titânio desenvolvidos pela Clariant são mais sustentáveis e farão frente aos desafios da cadeia de suprimentos.

14/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025