De 7 a 16 de novembro de 2023 será realizado o curso “Princípios de manufatura aditiva de polímeros: Conceitos básicos, operação e avanços recentes”, que será ministrado pelo professor Eduardo Henrique Backes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e pelo professor Italo Leite de Camargo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O curso terá formato on-line e está sendo promovido pela ABPol –  Associação Brasileira de Polímeros, e segue com inscrições abertas.

 

A programação será composta por aulas sobre os conceitos e fundamentos da manufatura aditiva (impressão 3D), as vantagens proporcionadas pelas principais tecnologias de manufatura aditiva, assim como as desvantagens, e também sobre noções básicas de funcionamento de equipamentos usados neste setor.

 

Além disso, os participantes terão acesso a conteúdo sobre as etapas de processos produtivos como extrusão, estereolitografia, sinterização seletiva a laser e deposição de energia direta. De acordo com informações fornecidas à imprensa, haverá debates a respeito dos principais tipos de materiais utilizados, sobre aplicações, desafios e as tendências dessa área.

 

O início do curso está previsto para às 18h30, com término às 20h30. Serão realizados quatro blocos, cada um com duração de quatro horas, de acordo com informações da ABPol.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações.

 

Imagem: Freepik.

 

Leia também:

 

Impressão 3D para fabricar ferramental rápido é tema de projeto

 

Delaminação de peças impressas em 3D é investigada por estudantes da Fatec

 

Impressão 3D, um universo de processos e tecnologias

 

#ABPol #UFSCar #IFSP #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



3D CRIAR inicia a fabricação de filamentos de alto desempenho

Atender às necessidades do setor de assistência à produção fez com que a empresa optasse por fabricar localmente os filamentos de alto desempenho que utiliza em suas atividades.

13/12/2023


Instituto Mauá inaugura espaço para projetos multidisciplinares

Fab Lab Móvel é o nome da unidade recém-inaugurada, que faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

06/10/2023


Injetora automática de bancada, uma solução econômica para produção em série

A Sethi 3D está lançando uma injetora vertical de bancada com capacidade para dezenas de milhares de peças/mês.

21/09/2023