O Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea) divulgou os dados de fevereiro de sua pesquisa sobre o consumo aparente de bens industriais, detectando um aumento da procura por esses ativos ligados à produção. A constatação reitera o que tem sido observado nas recentes feiras industriais, tais como a Plástico Brasil e a Expomafe: o aumento do interesse da indústria pela aquisição de maquinário.

 

O documento do Ipea pondera que, embora animador, o desempenho ainda não foi suficiente para alterar o cenário de queda do indicador no trimestre móvel encerrado em fevereiro, que apontou recuo de 1,2% na margem. O mesmo ocorre na comparação interanual: recuo de 2,4% do indicador mensal contra fevereiro do ano passado e também no trimestre móvel em relação ao verificado no mesmo período de 2022.

 

No acumulado em doze meses, a demanda industrial registrou baixa de 0,4%. De acordo com o instituto, esse cenário ainda é desafiador para o setor industrial e também reflete a queda de 0,2% da produção industrial no acumulado em doze meses, mensurada pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PIM-PF/IBGE), como mostra o gráfico abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já a Fundação Getúlio Vargas anunciou em seu boletim macroeconômico de maio a revisão da projeção do PIB de 2023, de 0,3% para 0,8%, em razão do melhor desempenho da indústria nos primeiros meses deste ano. A instituição apontou um cenário positivo para o setor em março, após dois meses consecutivos de queda.

 

 

Imagem: Shutterstock

Gráfico: Ipea

 

 

 

Leia também:

 

Indústria vai investir em produtividade

 

Aumenta a produção de embalagens flexíveis

 

 

#Ipea

#FGV

 



Mais Notícias PI



Fabricantes de produtos plásticos do Brasil buscam negócios na Colômbia

Missão comercial promovida pelo programa Think Plastic Brazil terá a participação de mais de 20 empresas brasileiras do setor de plásticos.

26/08/2025


Distribuidora alemã de resinas entra no mercado brasileiro

Ao adquirir participação majoritária na Tecnomatiz, a alemã Albis amplia a sua atuação no mercado latino-americano e planeja ampliar o portfólio de plásticos de engenharia e elastômeros ofertados no mercado brasileiro.

19/08/2025


Fabricação de dispositivos médicos mantém expansão

Relatório setorial da ABIMO informa que a indústria de dispositivos médicos segue contratando e soma mais de 85 mil empregos diretos.

12/08/2025