Adalberto Rezende, da redação

 

 

 

A Word Facas, empresa fabricante de equipamentos para reciclagem de materiais plásticos, projetados para moinhos e picadores, com sede em São Paulo (SP), está trabalhando na instalação de uma nova unidade voltada especialmente para serviços de afiação de facas, que passará a operar na região de Guarulhos (SP).

 

O diretor comercial da companhia, Alexandre Vieira da Silva, em entrevista concedida à Plástico Industrial, comentou que o início das atividades na futura unidade de serviços poderá acontecer entre junho e julho de 2023. Ele também disse que o investimento na unidade é parte de um projeto de expansão dos negócios geridos pela empresa.

A empresa Word Facas está investindo em uma nova filial de serviços para afiação de facas em SP

 

De acordo com ele, a Word Facas está apostando no aperfeiçoamento de processos de têmpera localizada de facas para linhas de reciclagem de materiais, um tipo de equipamento fundamental para a conversão de resíduos plásticos em novas matérias-primas, e que necessita de cuidados tendo em vista a sua exposição constante a intempéries típicas do processo de corte/trituração de polímeros, tais como abrasividade e oxidação. 

 

Alexandre também comentou sobre algumas vantagens proporcionadas pelo processo de têmpera localizada, que, segundo ele, “evita o surgimento de trincas na região das facas que recebem esse tipo de tratamento, evitando assim que o componente sofra uma fratura, o que acontece muito com facas que recebem têmpera geral, no momento da fixação delas a moinhos, por exemplo”. O executivo explicou que este trabalho é feito com maçaricos, os quais operam posicionados de acordo com a região do equipamento de corte que receberá a têmpera.


 

 

“Temos fila de espera para reformar máquinas”

 

A Word Facas também está apostando em processos de retrofit (do inglês retrofitting, termo que está relacionado à reforma e/ou modernização) de facas para equipamentos de reciclagem. Sobre este assunto, Alexandre disse que o processo de têmpera localizada é recomendado para o tratamento de, por exemplo, facas para moinhos antigos.

 

“Temos fila de espera para reformar máquinas. Esse é um mercado que provavelmente vai crescer, pois há muita gente entrando no mercado de reciclagem, principalmente em uma área que é chamada de ‘ramo dos sucateiros’. E esses são significativos consumidores de facas”, concluiu.

 

Mais informações podem ser obtidas no site da companhia.

 

 

Imagem: Word Facas

 

Leia também:

 

Leis estaduais criam melhor ambiente para a reciclagem

 

Um novo destino para os resíduos de poliuretano

 

#WordFacas #Reciclagem #Serviços #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024