A austríaca Engel, fabricante de máquinas de moldagem por injeção com subsidiária em Cotia (SP), estabeleceu um novo centro de embalagens na Europa para ajudar seus clientes, que atuam nesse setor industrial, a melhorar o desempenho das suas células de produção e garantir maiores índices de competitividade.

 

 

De acordo com informações disponibilizadas pela companhia, células de produção adequadas para uma ampla variedade de requisitos de embalagem estão disponíveis em duas unidades (Schwertberg e St. Valentin, ambas na Áustria) e incluem máquinas de alto desempenho como, por exemplo, injetoras e-cap totalmente elétricas para fabricação de tampas e modelo flip-top, máquinas modelo e-speed para recipientes e baldes de parede fina e máquinas de placa dupla para recipientes grandes. O centro também dispõe de injetoras modelo e-mac, totalmente elétricas, que também podem ser usadas no centro de tecnologia uma vez que, ainda de acordo com a fabricante, esta série está cada vez mais sendo utilizada em aplicações de embalagens de desempenho médio, frequentemente para processamento de material reciclado.

 

O centro tecnológico recém-inaugurado poderá receber moldes e matéria-prima dos clientes para a realização de testes práticos de desempenho, incluindo análises de tempo de ciclo e eficiência energética. Nos centros, a Engel fornecerá moldes próprios de diversos grupos de produtos. Essa oferta é complementada por uma ampla gama de sistemas periféricos de várias empresas parceiras, bem como soluções de automação desenvolvidas internamente e por parceiros como Campetella e Beck Automation.

 

A empresa estabeleceu a eficiência energética, a economia circular e a digitalização como os temas centrais que o Centro de Embalagens abordará. Todas as máquinas injetoras disponíveis estão equipadas com sistemas de assistência inteligente do programa Engel inject 4.0. Por exemplo, com o controle de peso iQ, que detecta flutuações no volume de injeção e na viscosidade do material compensando-as automaticamente no mesmo ciclo. A última série de testes mostrou que o software alcança melhorias significativas da qualidade com tempos de ciclo curtos. O controlador de fluxo iQ, que controla as diferenças de temperatura nos circuitos de refrigeração individuais para manter o valor definido, é outro exemplo. Esses sistemas de assistência inteligente garantiriam condições constantes de controle nos processos.

(Fotos: Engel)

Conteúdo relacionado:

Plataforma digital para monitoramento do chão de fábrica feita no Brasil

Injetoras verticais híbridas têm projeto ergonômico

#injetora #engel #centrodeembalagem

 



Mais Notícias PI



Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024


Embalagens e sustentabilidade serão tema de workshop em SP

O Instituto de Embalagens vai realizar palestras no auditório da CNI em que os participantes poderão ver na prática soluções discutidas durante sessões sobre análise do ciclo de vida de embalagens e atualização de tecnologias para a reciclagem, entre outros temas.

12/03/2024


Embalagens para impermeabilizantes agora em versões feitas com PCR

Linha de baldes fabricados com plásticos pós-consumo passou a ser usada para acondicionar produtos da marca Quartzolit.

08/02/2024