A austríaca Engel, fabricante de máquinas de moldagem por injeção com subsidiária em Cotia (SP), estabeleceu um novo centro de embalagens na Europa para ajudar seus clientes, que atuam nesse setor industrial, a melhorar o desempenho das suas células de produção e garantir maiores índices de competitividade.

 

 

De acordo com informações disponibilizadas pela companhia, células de produção adequadas para uma ampla variedade de requisitos de embalagem estão disponíveis em duas unidades (Schwertberg e St. Valentin, ambas na Áustria) e incluem máquinas de alto desempenho como, por exemplo, injetoras e-cap totalmente elétricas para fabricação de tampas e modelo flip-top, máquinas modelo e-speed para recipientes e baldes de parede fina e máquinas de placa dupla para recipientes grandes. O centro também dispõe de injetoras modelo e-mac, totalmente elétricas, que também podem ser usadas no centro de tecnologia uma vez que, ainda de acordo com a fabricante, esta série está cada vez mais sendo utilizada em aplicações de embalagens de desempenho médio, frequentemente para processamento de material reciclado.

 

O centro tecnológico recém-inaugurado poderá receber moldes e matéria-prima dos clientes para a realização de testes práticos de desempenho, incluindo análises de tempo de ciclo e eficiência energética. Nos centros, a Engel fornecerá moldes próprios de diversos grupos de produtos. Essa oferta é complementada por uma ampla gama de sistemas periféricos de várias empresas parceiras, bem como soluções de automação desenvolvidas internamente e por parceiros como Campetella e Beck Automation.

 

A empresa estabeleceu a eficiência energética, a economia circular e a digitalização como os temas centrais que o Centro de Embalagens abordará. Todas as máquinas injetoras disponíveis estão equipadas com sistemas de assistência inteligente do programa Engel inject 4.0. Por exemplo, com o controle de peso iQ, que detecta flutuações no volume de injeção e na viscosidade do material compensando-as automaticamente no mesmo ciclo. A última série de testes mostrou que o software alcança melhorias significativas da qualidade com tempos de ciclo curtos. O controlador de fluxo iQ, que controla as diferenças de temperatura nos circuitos de refrigeração individuais para manter o valor definido, é outro exemplo. Esses sistemas de assistência inteligente garantiriam condições constantes de controle nos processos.

(Fotos: Engel)

Conteúdo relacionado:

Plataforma digital para monitoramento do chão de fábrica feita no Brasil

Injetoras verticais híbridas têm projeto ergonômico

#injetora #engel #centrodeembalagem

 



Mais Notícias PI



Injetora híbrida com força de 1.800 kN

Arburg vai expor injetora híbrida e com menor consumo de energia.

23/07/2024


Fabricante de embalagens se prepara para possível nova seca em Manaus

Antevendo desafios logísticos, a Extrusa Pack vai estocar matéria-prima em suas unidades na região Sudeste e é parceira na implantação de um posto de distribuição no AM.

23/07/2024


Centro técnico da Engel passa a ser equipado com injetora de alta capacidade

A fabricante austríaca de injetoras ampliou o seu centro técnico com a instalação de uma injetora de 55.000 kN de força de fechamento, desenvolvida com foco nas necessidades da indústria automobilística.

23/07/2024