A Extrusa Pack, empresa sediada em São Paulo (SP), desenvolveu um processo pioneiro de impressão de tinta à base de água em plásticos. A iniciativa, baseada no uso de tintas atóxicas, já é empregada em todos os sacos e sacolas plásticas produzidos pela empresa, desde janeiro.


De acordo com informações da empresa, além de ser benéfica ao meio ambiente, a substituição prioriza a produção sustentável e a segurança à saúde de seus colaboradores. “Pensamos na saúde dos nossos colaboradores, diretos e indiretos. A preocupação com a utilização de tintas com solventes, que podem ser danosos à saúde, era uma constante, mas não tínhamos, até então, uma alternativa menos agressiva”, explicou William Nascimento, gerente industrial da Extrusa Pack.
Segundo o gerente, com esse projeto, a empresa deixará de utilizar 120 mil litros de solvente, responsável pelo cheiro forte e também por possíveis riscos de incêndio. “A troca da matéria-prima traz benefícios como a redução dos transportes de cargas com solventes, não é poluente, não há necessidade de descarte, menos EPI´s (equipamento de proteção individual), etc", comentou Nascimento.

A tinta utilizada na impressão das sacolas e sacos plásticos foi desenvolvida em conjunto entre sua fabricante e a transformadora de embalagens. Para aplicação da tinta, a empresa desenvolveu novos processos e ajustes na tinta junto ao fornecedor, de modo que a fábrica opere de forma natural. A Extrusa Pack produz por mês, aproximadamente, 350 milhões de sacolas com tinta à base de água.
(Foto: Extrusa Pack)
#plastico #tintabasedagua #tintaemplastico
Mais Notícias PI
A Chem Trend vai intensificar treinamentos para a otimização do uso de agentes de purga.
25/11/2025
A Igus desenvolveu um sistema que facilita a integração de robôs colaborativos em linhas de produção.
25/11/2025
A 18ª edição do Encontro Nacional de Ferramentarias será realizada nos dias 28 e 29 de maio na FIESP.
25/11/2025