Uma das maiores fabricantes brasileiras de produtos para o mercado de construção civil, a Astra, anunciou a reorganização de suas plantas industriais na cidade de Jundiaí (SP), visando aumentar a eficiência de seus processos. Os investimentos, no total de R$ 50 milhões, envolvem a aquisição de equipamentos como injetoras, sopradoras, sistemas de automação e extrusoras para otimizar a fabricação de itens como assentos sanitários, caixas de descarga, sifões e engates.

 

Um dos principais movimentos é o remanejamento, que ocorre desde outubro, da produção das unidades dois e três, que passarão a operar 100% nas dependências da unidade seis (foto), todas localizadas em Jundiaí/SP. Com a reorganização, a unidade responderá por 60% de toda a produção da Astra.

 

 

 

Investimentos em maquinário, software e logística

 

Adriano Gomes, diretor industrial da Astra, explicou que "a desaceleração do ritmo da produção industrial da China devido aos efeitos da pandemia naquele país abriu oportunidades a todo o mercado mundial de construção civil. Por isso, é interessante que nós estejamos preparados para aperfeiçoarmos nossos processos produtivos de modo a garantir a competitividade global, ao mesmo tempo em que reforçamos nossa posição no mercado interno junto aos atacadistas, varejistas e profissionais que já conhecem e confiam em nosso trabalho. Projetamos aumentar nosso volume de negócios em 10% até o final deste ano”.

 

Segundo o diretor, as mudanças que estão sendo implementadas vão otimizar a logística, com a redução dos caminhões necessários para o transporte de produtos e insumos industriais. “A reestruturação foi feita em prol da redução de custos industriais da companhia como um todo, chegando, em alguns casos, a 15%. Além disso, teremos outros benefícios como a otimização do consumo de energia e menores emissões de CO2 na atmosfera”, complementou.

 

Além do maquinário para produção, dois novos softwares de administração industrial foram adquiridos e a expectativa é a de que estejam em pleno funcionamento até o final de 2022. Um deles será destinado ao controle de todos os lançamentos de produtos, fazendo com que o tempo entre o desenvolvimento e a chegada dos itens às lojas se torne até 30% mais ágil. O outro vem sendo estruturado para as áreas de Planejamento e Controle de Produção (PCP) e Suprimentos, com o objetivo de reduzir os estoques e garantir o menor número possível de perdas.

 

Contratações em Pernambuco

 

A reorganização da Astra também tem foco no mercado do Nordeste brasileiro, com a expansão da unidade da empresa localizada em Cabo de Santo Agostinho (PE). A planta, que já atende aos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, receberá novos equipamentos para aumentar sua produção e atender, também, aos estados do Ceará, Piauí e Maranhão a partir de 2023. A contratação de 50 novos colaboradores dará apoio à expansão.


 

Foto: Astra




 

Conteúdo relacionado:

 

Acordo em prol do setor de PVC

 

Conheça meios para economizar energia na indústria


 

#Astra



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024