Adalberto Rezende, da redação.

 

 

A Nexus, uma plataforma digital aberta que reúne ferramentas para a coleta e o compartilhamento em tempo real de dados provenientes de processos produtivos, e que conta com recursos especialmente pensados para empresas que trabalham com manufatura aditiva (impressão 3D), foi lançada recentemente pela Hexagon AB, com matriz na Suécia e escritório comercial em São Paulo (SP).

 

O novo ambiente virtual proporciona acesso a diversas ferramentas projetadas para o monitoramento de processos de metrologia de peças plásticas e análise de materiais, o que inclui bibliotecas digitais para o armazenamento de dados sobre as propriedades de polímeros, bem como para a formulação de matérias-primas. Sobre esse último recurso, a empresa informou que é possível calcular o percentual de diferentes matérias-primas que serão usadas na fabricação de lotes sob encomenda, por exemplo.

 

Captura de tela da plataforma digital Nexus, desenvolvida pela Hexagon. Na imagem, uma área específica para a análise de dados provenientes de processos de manufatura aditiva (impressão 3D), que é um dos principais recursos da plataforma. Imagem: Hexagon/Nexus. 

 

 

Em se tratando das ferramentas específicas para trabalhos de impressão 3D, a plataforma dispõe de recursos que abrangem a sincronicidade de informações provenientes de processos paralelos com os dados obtidos a partir da realização de processos de manufatura aditiva, de forma que possa ser construído um passo a passo que servirá de guia para operações futuras.

 

No novo ambiente virtual também há recursos que permitem a comunicação em tempo real entre diferentes departamentos de um parque fabril e também entre unidades remotas, e há canais dedicados ao compartilhamento de dados com stakeholders e com redes de fornecedores, entre outros.

 

Segundo informações da empresa, a Nexus tem como premissa proporcionar aos clientes o acesso a recursos que podem contribuir para a otimização de processos produtivos na indústria de manufatura, o que abrange o setor de transformação de resinas termoplásticas, bem como de termofixos e elastômeros.

 

De acordo com a Hexagon, os usuários da plataforma terão acesso a informações sobre a atualização de ferramentas, treinamento e poderão contar com suporte técnico.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações, e também pelo telefone (11) 5525-6000.




Leia também:

 

Ferramentarias atentas à evolução tecnológica

 

Capacitação gratuita para ferramentarias voltadas para o setor automobilístico

 

Digital twin, a réplica funcional que espelha desde indústrias até seres humanos

 

#Nexus #Hexagon #Indústria40 #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025


Eins tem foco em projetos individualizados de automação na indústria de plásticos

Fabricante japonesa de garras para manipulação de peças plásticas lançou um novo catálogo com cerca de 1.500 itens que permitem customizar robôs de diversos fabricantes para a manipulação de diferentes tipos de peças plásticas.

30/09/2025


IA auxiliar na fabricação por injeção será apresentada na K

A fabricante de injetoras Chen Hsong vai levar para a feira K um sistema baseado em inteligência artificial que otimiza o processo de injeção de plásticos, oferecendo recursos alinhados com os conceitos da manufatura inteligente.

16/09/2025