Acontece nos dias 25 e 26 de outubro de 2023 a nova edição do Fórum Embalagem & Sustentabilidade, evento que está com inscrições abertas. O encontro está sendo promovido pelo Instituto de Embalagens e será realizado em formato híbrido – presencialmente no município de Cajamar (SP) e on-line.
O instituto divulgou que o evento terá como tema central o desenvolvimento de embalagens alinhado com os conceitos de sustentabilidade, o que abrangerá também debates sobre soluções para o descarte correto de resíduos, logística reversa, reciclagem e mitigação do impacto no meio ambiente, entre outros temas.
Conforme foi informado à imprensa, alguns dos tópicos a serem tratados no encontro dizem respeito à participação da cadeia produtiva de embalagens no combate à poluição causada pela destinação incorreta de, por exemplo, garrafas e filmes plásticos, além de criação de design favorável à reciclagem e uso de materiais provenientes de itens pós-uso/pós-consumo.
Um vídeo sobre alguns temas que serão debatidos no evento pode ser visto a seguir.
Também serão realizados painéis sobre embalagens e economia circular, assim como serão apresentados cases oriundos do setor dos plásticos. Assunta Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, comentou mais sobre o tema central do evento: “As embalagens têm papel fundamental na conservação de alimentos e estão longe de ser as vilãs do meio ambiente, pois são recicláveis e algumas até reutilizáveis. Elas devem ser tratadas como matéria-prima que pode retornar ao ciclo produtivo. Por isso trabalhamos para disseminar o conhecimento e a conscientização a respeito da economia circular”.
Mais informações podem ser obtidas nesta página.
Imagem: Freepik.
Mais conteúdo:
Possibilidades de Reciclagem Mecânica de Embalagens com Múltiplas Camadas
Greenback vai difundir a reciclagem química no Brasil
Aumentar a produção de embalagens sopradas está nos planos da GTEX
#InstitutodeEmbalagens #Fórum #Sustentabilidade #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Foi lançado pelo Instituto Brasileiro do PVC um comitê que vai intensificar a disseminação de informações sobre a circularidade do poli(cloreto de vinila).
03/06/2025
O projeto Takeback vai desde a logística reversa de tubos e conexões até a emissão de certificado de redução de CO₂ para empresas parceiras.
26/05/2025
Novos sachês compostáveis para molhos, condimentos e produtos em doses individuais devem chegar ao mercado em breve. A solução reforça a total adequação dos polímeros compostáveis para embalagens de uso único.
20/05/2025