A Sica (Itália), fabricante italiana de máquinas para processar tubos plásticos, desenvolveu um equipamento para cortar e chanfrar tubos de PVC sem remoção de material.

 

Resultado de anos de pesquisa, a máquina aquece uma parte do tubo, corta-a com uma faca e, em seguida, cria um chanfro moldando a área aquecida, em vez de usar uma ferramenta de corte e chanfro que remove o material, gerando pó e cavacos.

 

O sistema permite um corte silencioso e elimina a necessidade de reciclagem de material, mantendo o ambiente limpo ao redor da serra. Com as serras tradicionais, mesmo quando há um bom sistema de aspiração para pó e cavacos, é comum restarem resíduos no mecanismo de corte ou no próprio tubo que está sendo trabalhado.

 

Outra inovação da empresa no ramo de corte de tubos sem a produção de cavacos é a serra elétrica para tubos de PEAD, PP-R, materiais multicamadas e PVDF, com patente pendente. Cada movimento de corte é elétrico e, portanto, silencioso, preciso e possui extrema repetibilidade. Para o movimento do braço de corte, a máquina foi equipada com um inovador servoatuador extremamente compacto que integra a unidade de motor e engrenagem, e que garante (quando comparado a outros atuadores elétricos disponíveis no mercado) força de impulso superior mesmo em altas velocidades, além de resistência ao impacto, ausência de vibrações e alta eficiência. A qualidade final pode ser vista nas fotos abaixo, em que é mostrado o corte de um tubo de três camadas de material (PPR-fibra de vidro-PPR). O corte antigo é feito com um sistema hidráulico clássico, enquanto o novo é feito pela máquina de corte elétrico desenvolvida pela empresa.

 

Corte em sistema hidráulico convencional (à esquerda). Corte feito pelo sistema elétrico da Sica (à direita).

 

(Fotos: Sica)


 

Conteúdo relacionado:

Novo marco do saneamento trará crescimento para o setor de plásticos

Software gratuito para cálculo da espessura de tubos de PEAD

 

#tubosdePVC #tubosdePEAD #Sica



Mais Notícias PI



Conhecimento técnico nas lives da revista Plástico Industrial no YouTube

Grafeno, transformação digital, marco do saneamento e sustentabilidade são alguns dos temas já discutidos nas lives disponíveis no Youtube.

28/07/2021


Fibra de carbono reciclada em filamento de PP

A Braskem desenvolveu um filamento de PP reforçado com fibra de carbono 100% reciclada, voltado à manufatura aditiva.

27/07/2021


Consórcio para reciclagem e economia circular usa plataforma digital e blockchain

Rede de compartilhamento de informações sobre programas de reciclagem e oferta de materiais plásticos pós-uso/pós-consumo tem como premissa promover o diálogo entre entidades por meio de canais digitais, visando à proteção e ao sigilo de dados.

27/07/2021