Estimular a redução da pegada de carbono na cadeia produtiva do poli(metacrilato de metila) (PMMA). Esse é o objetivo do Instituto Latino-Americano do Acrílico (ILAC), que vai promover ações no setor visando à união e à colaboração entre os seus associados.
-PI.png)
Trata-se de um trabalho que tem como uma de suas premissas a conscientização de equipes que atuam na indústria do acrílico sobre a importância de tornar seus processos produtivos mais amigáveis ao meio ambiente. As ações vão incluir o compartilhamento de informações sobre projetos embasados na redução da pegada de carbono e estudos de caso, por exemplo.

Conforme foi informado à imprensa, isso também abrange uma preparação de empresas do setor no que tange à adoção de boas práticas e políticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG, Environmental, Social, and Corporate Governance), além do desenvolvimento de projetos alinhados aos conceitos de sustentabilidade.
Marina Vitoruzzo, presidente do ILAC, comentou mais sobre este assunto: “muitos países, empresas e organizações estão estabelecendo metas de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Isso significa que suas emissões líquidas de carbono serão reduzidas a zero até esse ano, ou que qualquer emissão restante será compensada por ações de remoção de carbono, como o reflorestamento ou captura de carbono, por exemplo”.
Ainda de acordo com Marina, o objetivo é fazer com que as empresas do setor do acrílico trabalhem em conjunto, de forma a incentivar a colaboração entre elas e seus clientes.
Mais informações podem ser obtidas no site do ILAC e pelo telefone (11) 3171-0423.
Imagens: Marina Vitoruzzo, ILAC.
Mais notícias:
Nova edição do Recy-Plastech acontece em agosto
Trevo Reciclagem adere ao Pacto Global da ONU
Alcon avança na compensação da pegada de plásticos
#MarinaVitoruzzo #ILAC #PlásticoIndustrial #PegadadeCarbono
Mais Notícias PI
Estudo fundamentado em normas ISO comprova que a substituição de cargas tradicionais por nanomateriais pode cortar emissões em até 26% no ciclo de vida dos produtos plásticos.
28/04/2026
Iniciativa utiliza biopolióis e aprendizagem de máquina para criar revestimentos de alta resistência, visando substituir polímeros de origem fóssil e reduzir custos de manutenção em aerogeradores.
28/04/2026
A sanção da Lei 15.394/2026 corrige distorções tributárias e permite o uso de créditos de PIS/Cofins na compra de resíduos, equilibrando os custos entre a matéria-prima virgem e a reciclada.
28/04/2026