A empresa alemã Schütz, desenvolvedora de recipientes plásticos de grande porte indicados para o acondicionamento de produtos químicos, divulgou a sua nova série de contêineres e tambores fabricados a partir de polietileno de alta densidade (PEAD) reciclado e virgem.

Tambores e contêineres plásticos feitos com material reciclado são lançados na Alemanha

 

A linha se chama “Green Layer” e consiste em produtos cuja estrutura é composta por três camadas: as camadas externa e interna são feitas em polímeros virgens, ao passo que uma camada que se encontra entre as duas é confeccionada em material obtido por meio de processos de reciclagem. Já os tambores, recebem cerca de 40% de plástico reciclado em sua formulação, percentual idêntico ao usado para produzir a parede intermediária dos contêineres.

 

Isso é feito como parte de um programa gerenciado pela empresa que tem como frentes de trabalho a coleta e trituração de recipientes similares, os quais seriam destinados ao descarte. Trata-se de um processo que envolve desmontagem dos recipientes, no caso dos contêineres, limpeza e trituração para a granulação das peças. Os tambores são submetidos à descontaminação e processados da mesma forma.

 

Segundo informações da companhia, as novas versões dos produtos apresentam características de, por exemplo, resistência mecânica e química muito parecidas com as de recipientes tradicionais. Para isso, utiliza extrusoras que contam com sistema de desgaseificação especial que garante uma distribuição de material homogênea, além de pouco odor.

 

Tudo é feito em um ciclo fechado e até 100% do material recuperado podem ser utilizados na produção de outros componentes como embalagens, protetores de canto e paletes. Também foi informado que a nova linha recebeu certificação da Organização das Nações Unidas (ONU) no que tange a aplicações envolvendo substâncias perigosas.

 

Mais informações podem ser obtidas no site da fabricante. Os guias de Plástico Industrial trazem dados sobre a oferta de resinas recicladas no Brasil, assim como a respeito de máquinas e equipamentos para essa área. Confira também artigos técnicos que têm como tema a reciclagem e assuntos relacionados.

 

 

Imagem: Modelos de contêineres e tambores plásticos feitos com material reciclado que fazem parte de uma série lançada recentemente pela Schütz.

 

Conteúdo relacionado:

Plataforma digital reúne dados sobre processos de reciclagem em tempo real

Programa de comunicação sobre plásticos passou a apoiar iniciativa que coleta de tampas plásticas para reciclagem

 

#Schütz #PEAD #Contêineres #Reciclagem #Plástico


 



Mais Notícias PI



Máquinas de autoatendimento incentivam a reciclagem de embalagens

Mais dez unidades da chamada Retorna Machine são instaladas em pontos da cidade de São Paulo, pela Ambev e Triciclo-Ambipar, que incentiva a troca de embalagens pós-consumo por serviços e créditos.

19/01/2022


Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos

Projeto que integra a Boomera e a marca Nescau resultou na reciclagem de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos, os quais foram doados a organização beneficente.

14/01/2022


Empresa supera sua meta de uso de material reciclado

A SC Johnson superou sua meta de uso de 15% de plástico reciclado em suas embalagens quatro anos antes do previsto e, agora, quase dobra a aposta para usar 25% até 2025.

12/01/2022