Apesar de a pandemia de Covid-19 ter afetado grande parte da indústria nacional, uma fatia dos distribuidores de resina estão conseguindo recuperar parte de suas vendas. De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast), a demanda no mês de julho foi 23% maior do que do mês anterior, o qual já havia apresentado uma tendência de alta.

 

Segundo Laercio Gonçalves, presidente da entidade, “a recuperação é gradual. Junho foi 31,1% maior que maio, que por sua vez foi 11,8% maior que abril – pior mês do histórico da associação”. Entretanto, o volume de vendas total dos associados, incluindo todas as resinas e os filmes BOPP e BOPET, de janeiro a julho de 2020 foi de 259.041 toneladas, o que representa uma queda de 6,9% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2019.

 

Para o vice-presidente da associação Osvaldo Cruz, a retomada das vendas em junho e julho foi significativa e importante, porém, ainda não é capaz de neutralizar a brutal parada da economia iniciada na segunda quinzena de março e que teve seu pico em abril. “É preciso observar que, no acumulado do ano, ainda estamos em patamar 6,9% inferior ao igual período de 2019”.

 

Cruz acredita que, diante das condições atuais, foi possível observar a capacidade de reação do mercado nacional, principalmente se levados em conta os prognósticos negativos. Segundo ele essa reação traz um alento e sinaliza um segundo semestre melhor para a economia e, consequentemente, para os setores produtivo e da distribuição.

 

Empresas que compõem o hall da associação confirmam a boa perspectiva desde junho, mês em que, para elas, iniciou-se a volta de algumas atividades e consequentemente uma fase de reposição de estoques na cadeia e crescimento na demanda, mesmo que com margens apertadas. A Adirplast acredita que a percepção de que o segundo semestre seja melhor que o primeiro é comum entre seus associados. Mesmo cientes dos obstáculos à frente, eles acreditam que o pior já passou.

 

(Foto: Pixabay)

#plastico #recuperacaodaindustria #aumentodevendas

 

Conteúdo relacionado:

Setor de máquinas em recuperação

Fabricante de injetoras tem bom desempenho durante a crise



Mais Notícias PI



Novos cursos online sobre plásticos têm inscrições abertas

ABPol divulgou uma programação de cursos da área de polímeros que serão realizados nos próximos meses.

12/01/2022


Empresa brasileira de aditivos antimicrobianos parte para internacionalização

Desenvolvedora de aditivos antimicrobianos baseados em nanotecnologia, a Nanox foi selecionada para integrar um programa que promoverá a sua inserção no mercado global.

22/10/2021


Pesquisa indica que investir em tecnologia é um caminho para enfrentar a crise

CNI divulgou estudo que mostrou que 88% das indústrias que adotaram o uso de tecnologia durante a pandemia obtiveram bons resultados.

22/10/2021