A italiana Comau, com filial brasileira situada na cidade de Santo André (SP), integrou ao seu portfólio dois novos robôs industriais e um sistema para manipulação de peças que podem ser usados em linhas de fabricação de itens plásticos.


Passou a ser comercializada pela empresa a nova série de robôs S-Family (foto ao lado). Os dois modelos de autômatos que compõem essa linha são indicados para operações que requeiram alta precisão e repetibilidade como, por exemplo, manuseio, montagem e soldagem de peças feitas de plástico.


Eles têm alcance de 1.700 mm, apresentam repetibilidade de ±0,03 mm e podem movimentar cargas com peso de até 13 kg e até 18 kg, dependendo do modelo. Possuem punho oco e têm componentes totalmente integrados, sendo também recomendados para atuarem em áreas com espaço reduzido. Além disso, são resistentes ao contato com água e poeira, e ainda a elementos contaminantes.


Também foi integrado ao portfólio da Comau o sistema recomendado para o manuseio de peças plásticas MI.RA/OnePicker. Esta tecnologia (foto ao lado), conforme foi divulgado à imprensa, pode ser configurada para operar em conjunto com sistemas de Inteligência artificial (IA), além de sensores para detecção, entre outros.

 

O sistema de manipulação conta com algoritmos e pode ser integrado a células robotizadas, bem como operar em linhas de produção automatizadas. Os clientes podem consultar a companhia sobre as possíveis configurações tanto para os robôs quanto para o sistema de manipulação de peças.


O contato com a Comau pode ser feito pelo seu site. Na seção Indústria 4.0 em nosso site você encontra informações sobre sistemas robotizados e de cibersegurança que podem ser usados no chão de fábrica.

____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________

 

Imagens: Comau/Divulgação.

 

Leia também:

 

Métodos de ensaio em linha para a supervisão da formulação de resinas

 

Centro de cibersegurança brasileiro terá investimento de R$ 60 milhões

 

#Comau #RobôsIndustriais #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025