A alemã i-mold desenvolveu uma linha de unidades compactas para resfriamento que simplificam a integração de núcleos rotativos em moldes de injeção, normalmente usados na moldagem de peças roscadas, tais como tampas, luvas e conexões de tubos.

 

Os principais componentes do dispositivo são um estator projetado com uma trava de torção – onde também estão embutidos os conectores da mangueira que conduz o fluído refrigerante – e o rotor, que suporta o canal de resfriamento, bem como a rosca para fixar o núcleo rotativo.sistema i-mold para resfriamento de núcleos rotativos

 

Disponível como um elemento padronizado, a unidade reduz o custo e o tempo de desenvolvimento de moldes que necessitam desse recurso, além de evitar problemas causados por vazamentos da água de resfriamento, pois cada unidade tem sua estanqueidade testada e assegurada pela i-mould.


Para moldes com várias cavidades, é possível conectar até quatro unidades rotativas de refrigeração em série. Grupos adicionais de quatro podem então ser organizados em paralelo, possibilitando o projeto de moldes compactos com um grande número de núcleos rotativos. O bom desempenho do resfriamento permite a execução de curtos tempos de ciclo, aumentando a produtividade.

 

As unidades de refrigeração rotativa podem funcionam com sistemas de acionamento mecânicos, hidráulicos ou servoelétricos comuns. Dependendo das dimensões do núcleo e das necessidades de energia de resfriamento, a unidade é oferecida em dois tamanhos: o SDS-034, para tubos de refrigeração de 2 a 6 mm, suportando espaçamentos entre cavidades de 34 mm, graças ao projeto compacto do estator.

O SDS-045, de 45 mm de largura, destina-se a taxas de fluxo de refrigerante mais altas e acomoda tubos de refrigeração de 6 a 10 mm de diâmetro. O comprimento padrão do tubo de resfriamento é de 300 mm, com comprimentos personalizados disponíveis sob demanda. A rosca de fixação do núcleo pode ser confeccionada tendo por padrão o sistema métrico ou do tipo polegada.

A conexão das mangueiras de fluido refrigerante são feitas por sistemas de encaixe padrão, mas também estão disponíveis sistemas de engate rápido.

O raio de curvatura mínimo das mangueiras do líquido de refrigeração depende do material necessário para a faixa de temperatura especificada, sendo de 35 mm para temperaturas do líquido de refrigeração de até 60 ° C, 50 mm para temperaturas de até 80 ° C e 90 mm para até 120 ° C. A pressão operacional máxima é de 10 bar.
Servomold é a marca usada pela i-mold para sua linha de soluções padronizadas para a implementação de movimentos rotativos e lineares servoelétricos em moldes de injeção.

 

Foto: O novo dispositivo de resfriamento rotativo compacto da i-mould, disponível como elemento padronizado

 

 

Conteúdo relacionado:

Sistemas de diagnóstico nos moldes de injeção permitem monitorar processos

 



#moldescomnúcleorotativo

#i-mold

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Expansores para PVC são testados por fornecedora de compostos

Empresa paulista compartilha informações sobre testes feitos internamente com agentes expansores para PVC.

18/04/2024