Uma parceria formada entre a fabricante de embalagens flexíveis Lord (Sorocaba, SP) e a Plastic Bank Brasil vai promover um programa de bonificação para catadores de materiais plásticos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Uma das metas das partes envolvidas é coletar 60 mil quilos de resíduos plásticos em 2024.


O programa, de acordo com informações fornecidas à imprensa, consiste em ações pensadas para incentivar a comunidade ao descarte correto de resíduos plásticos. Neste sentido, o acordo entre as empresas inclui a consolidação de frentes de trabalho para o recolhimento de resíduos em, por exemplo, regiões costeiras e em outros locais.


Além disso, um dos objetivos das empresas parceiras é destinar todo o material recolhido à reciclagem. A matéria-prima obtida a partir daí será reinserida na cadeia produtiva de plásticos, que poderão ser utilizadas na fabricação de embalagens e utensílios domésticos, entre outros produtos.


Isso também envolverá o rastreamento de resíduos plásticos coletados e o registro das operações de troca por bonificação, assim como elaboração de relatórios e distribuição de informações por meio de plataformas digitais. 


Miguel Paranaguá, diretor de operações da Plastic Bank no Brasil, comentou mais sobre as intenções das partes envolvidas alinhadas ao programa: “Nosso objetivo é redefinir a narrativa do plástico em nossa sociedade. Não se trata apenas dos quilogramas de plástico que impedimos de poluir nosso meio ambiente, mas também das vidas que tocamos e melhoramos por meio desse processo”.


Herman Moura, presidente da Lord, complementou dizendo que “promover a circularidade do plástico é fundamental na transição para uma cultura que atribui valor aos resíduos. Essa importante parceria fomenta nosso compromisso em contribuir para o bem-estar humano e atuar com responsabilidade ambiental”.


Mais informações podem ser obtidas pelo site da Lord e da Plastic Bank Brasil. Na seção Sustentabilidade em nosso site você encontra mais notícias sobre programas em prol da economia circular. Em Artigos técnicos está disponível uma pesquisa que visa desenvolver embalagens a partir do albedo da casca da laranja.

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagens: Lord, Plastic Bank.

 

Leia também:

 

Uma revolução sustentável em andamento

 

Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

 

#Lord #PlasticBankBrasil #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024