A pesquisa de Investimentos na Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que 68% das indústrias com mais de 200 empregados têm planos de investir em 2023. O percentual é inferior aos 75% que planejavam investimentos no início de 2022, ou os 82% registrados em 2021. Trata-se do menor índice dos últimos seis anos, mas ele indica a aposta das empresas em uma melhora do cenário econômico nos próximos meses.

 

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explicou que, entre as empresas com planos de investir este ano, 77% têm a intenção de adquirir uma nova máquina ou novo equipamento. Dentre as indústrias de transformação (incluindo a de plásticos), extrativa e da construção, 67% planejam fazer a manutenção, atualização de máquina ou equipamento e 65% devem fazer manutenção, modernização ou aquisição.

 

“A maior parte dos investimentos deste ano deve ser para a melhoria do processo produtivo, seguido da manutenção da capacidade produtiva e uma menor parcela afirma querer aumentar a capacidade das suas linhas atuais. As respostas mostraram uma disposição do empresariado em se concentrar mais em melhorar a produtividade atual do que em expandir a sua capacidade de produção”, explicou o economista.

 

Apesar da previsão, é possível que o cenário mude ao longo do ano, como ocorreu em 2022. No início do ano passado, 75% das grandes indústrias afirmaram ter planos de investir. A pesquisa atual revela que o percentual de empresas que efetivamente investiu em 2022 foi até maior (85%), mas metade delas não realizou seus planos de investimento como planejado.

 

“Se por um lado é positivo ver que mais empresas que o previsto efetivamente investiram, por outro, o percentual de planos de investimentos frustrados é significativo. Fica claro que os empresários estavam com intenção e investir, mas as incertezas e, principalmente, a forte alta dos custos, forçaram as empresas a rever seus planos.”

 

Marcelo Azevedo destaca que o alto custo do crédito, a redução da demanda das empresas e das famílias e a demora na aprovação da reforma tributária são obstáculos aos investimentos neste ano.

 

Predomínio de capital próprio

 

Dentre as empresas pesquisadas, 69% informaram que seus investimentos devem ser financiados por capital próprio. Essa estatística é semelhante à de 2022, quando 71% dos investimentos ocorreram com recursos do caixa da empresa.

 

Nesta edição da pesquisa as empresas também foram inquiridas quanto a buscarem fontes estrangeiras para o investimento planejado. Apenas 14% delas pretendem optar por esta modalidade.

 

 

Imagem: Shutterstock

 

 

 

Leia também:

 

Conexão catarinense

 

Firjan destaca vocação do Rio de Janeiro para a petroquímica

 

 

#CNI

#Investimentonaindústria

 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024