O esforço global de pesquisa de uma vacina contra a Covid-19 já está envolve também os preparativos para a fabricação das ampolas para envasá-las. A partir de agosto, por exemplo, a empresa alemã Zahoransky, com unidade brasileira em Jundiaí (SP), fornecerá linhas automatizadas para injeção e sopro de frascos de copolímero cicloolefínico (COP) para um fabricante norte-americano.

 

Em comunicado oficial, a empresa informou que inicialmente serão fornecidos os modelos Z.Siroc, Z.Mistral e Z.Lodos, equipados com um total de 120 câmeras e 53 robôs integrados. Assim que as linhas forem totalmente montadas e colocadas em operação, elas poderão processar 600 mil frascos por dia.

 

“O manuseio dos frascos de COP não é simples. As vacinas consistem em compostos com alto peso molecular, com reação sensível a, entre outras coisas, partículas de metais pesados presentes em recipientes de vidro, as quais são criadas durante o seu processo de endurecimento. Isso diminui o prazo de validade da vacina”, explicou Michael Schmidt, diretor administrativo da Zahoransky.

 

Os frascos de plástico feitos de COP, processados por injeção e sopro, são uma alternativa ao vidro devido à sua alta resistência à ruptura e transparência semelhante à do vidro. No entanto, eles possuem menos estanqueidade ao oxigênio, o que levou o fabricante norte-americano a usar um revestimento nanoestruturado adicional de dióxido de silício (SiO2). Ele reforça a barreira ao oxigênio e também permite o armazenamento sob baixas temperaturas. Como resultado, o recipiente plástico adquire desempenho muito semelhante ao do vidro, podendo, porém, ser transportado com mais segurança.

 

Michael Schmidt explicou ainda que o projeto foi desafiador sob muitos aspectos. “Precisávamos atender a uma variedade de demandas, a começar pela integração da máquina de injeção/sopro no cliente, passando pela documentação e rastreabilidade necessárias, gravação a laser, integração ao sistema MES até os controles das câmera de inspeção usando algoritmos desenvolvidos especificamente para esta aplicação".



 

Conteúdo relacionado:

 

Como a pandemia vai afetar o setor de embalagens

Termoplásticos antivirais feitos no Brasil


 

#frascosparavacinas

#Zahoransky

 

Fotos: Zahoransky

 



Mais Notícias PI



Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025