O Grupo Ecolab, com matriz nos Estados Unidos e subsidiária em Campinas (SP), passou a oferecer produtos e serviços para o tratamento de água destinada ao resfriamento de moldes usados para o processamento de resinas termoplásticas.

 

Programa de tratamento de fluidos usados para o resfriamento de moldes para plásticos passou a ser executado pela Ecolab

O tratamento consiste no uso de uma formulação que conta com polímeros e que é isenta do elemento químico fósforo (P). A partir disso, de acordo com informações fornecidas pela companhia, é possível inibir a deposição de elementos nocivos nos canais de refrigeração presentes no ferramental como, por exemplo, ferro, manganês, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio, sulfato de cálcio, zinco e sólidos suspensos.

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que o tratamento de fluidos faz parte do escopo de um trabalho denominado “Programa de tratamento sem fósforo”. Ainda conforme o comunicado, esse tratamento é altamente recomendado para sistemas de resfriamento de moldes em circuito aberto. 

 

Caroline Amorim, representante de distrito da Nalco Water, uma divisão do Grupo Ecolab, comentou mais sobre este assunto: “O nosso programa de tratamento é eficiente para sistemas abertos de resfriamento de molde porque controla as taxas de corrosão e não contribui para a deposição de elementos nocivos, sendo uma aplicação segura que proporciona uma redução de custos significativa para o processo”.

 

Já Fábio Schusterschitz Araújo, consultor técnico industrial da mesma divisão, contou sobre uma aplicação do tratamento na prática: “foi implementado em uma siderúrgica brasileira e no primeiro mês de aplicação foi possível reduzir em 55% a taxa de corrosão de aço-carbono, enquadrando o parâmetro na especificação técnica, o que levou ao aumento da confiabilidade operacional pelo aumento do desempenho do sistema de resfriamento dos moldes”. 

 

Ainda a respeito da aplicação, ele concluiu informando que “houve uma redução de 91% da taxa de produtos não conformes pelo surgimento de trincas, com um impacto anual de 350 mil dólares”.


 

Imagem: Ecolab


 

Outras matérias sobre o ramo de plásticos:

Água em estado supercrítico: impulso para a reciclagem avançada de embalagens plásticas

Desenvolvimento local assegura o fornecimento de compostos

 

 #MoldesparaPlásticos #Refrigeração #PI 

 

 

  

 

 



Mais Notícias PI



Desmoldante à base de água para rotomoldados

O produto semipermanente Mono-coat RM-7105W é recomendado para a desmoldagem de peças fabricadas com polietileno e outros polímeros.

26/03/2024


Limitadores de compressão para componentes plásticos

Itens para fixação e montagem de peças plásticas mantêm a tensão de aperto de elementos roscados, e evitam a deformação plástica por fluência.

20/02/2024


Laboratório de equipamentos industriais vai operar no Sul

Futura unidade da Soma Solution servirá como laboratório-showroom de equipamentos para marcação e inspeção.

02/02/2024