A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão oferecer gratuitamente, pelo período de seis meses, um conjunto de 49 normas, sendo 31 delas correspondentes à fabricação de produtos essenciais para combater os efeitos da Covid-19.

As normas reúnem diretrizes para a produção de respiradores, máscaras e outros produtos relacionados, e outras 18 são relativas ao aprimoramento de pequenos negócios tradicionais de setores como beleza, turismo, serviços de alimentação e implementação de comércio eletrônico.

Infelizmente, é na época de crise que a necessidade e importância da utilização das normas técnicas é percebida, o que mostra que sem elas não existe um padrão mínimo de qualidade e segurança. Na Alemanha, no período da 2ª Guerra Mundial, o país teve um aumento significativo de normas técnicas. Neste momento, graças à parceria e apoio do Sebrae, vamos disponibilizar essas normas com o intuito de contribuir, não só no combate à Covid-19, mas também de alavancar os pequenos negócios em seus segmentos”, comentou Mario William Esper, presidente da ABNT.

O acesso inclui o direito à visualização ilimitada pelo tempo estipulado e duas impressões. “As normas vão ajudar as micro e pequenas empresas a se adaptarem às demandas de mercado e a encontrarem soluções inovadoras para superar a crise. Uma floricultura pode se transformar em uma produtora de máscaras, por exemplo. Com isso, todo mundo ganha.”, explicou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Para ter acesso às normas, basta acessar o site www.abntcatalogo.com.br/sebrae, e fazer um breve cadastro.

O Sebrae também oferece em seu site uma série de materiais com orientações sobre como enfrentar a redução das atividades econômicas neste momento de crise. Há inclusive transmissões ao vivo de palestras sobre temas como impacto trabalhista, como reduzir custos na prática, como fica o comércio internacional, estratégias para assegurar a sobrevivência do negócio, novas possibilidades de manutenção do emprego, orientações sobre licitações e como vender para governos, entre outros.


 

Conteúdo relacionado:


Normas ABNT disponíveis gratuitamente

Site do ITA disponibiliza guia de fabricação de máscaras do tipo escudo

 

#normasABNT

 



Mais Notícias PI



A transição entre a injeção e a impressão 3D

Recursos da máquina para impressão 3D de fabricante de injetoras serão mostrados na versão digital da feira Formnext.

26/10/2020


Certificação de “circularidade” para filmes plásticos

Produtora de filmes para alimentos recebeu avaliação A pela Circulytics, da Fundação de Ellen MacArthur, uma ferramenta de medição do desempenho de empresas com relação à atuação em conformidade com princípios de economia circular.

23/10/2020


Estudo analisa o impacto da Covid-19 sobre o balanço das empresas

Levantamento realizado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) junto a 240 empresas de capital aberto mostra as consequências da pandemia de Covid-19 sobre o seu desempenho e recuperação da rentabilidade.

20/10/2020