A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão oferecer gratuitamente, pelo período de seis meses, um conjunto de 49 normas, sendo 31 delas correspondentes à fabricação de produtos essenciais para combater os efeitos da Covid-19.
As normas reúnem diretrizes para a produção de respiradores, máscaras e outros produtos relacionados, e outras 18 são relativas ao aprimoramento de pequenos negócios tradicionais de setores como beleza, turismo, serviços de alimentação e implementação de comércio eletrônico.
“Infelizmente, é na época de crise que a necessidade e importância da utilização das normas técnicas é percebida, o que mostra que sem elas não existe um padrão mínimo de qualidade e segurança. Na Alemanha, no período da 2ª Guerra Mundial, o país teve um aumento significativo de normas técnicas. Neste momento, graças à parceria e apoio do Sebrae, vamos disponibilizar essas normas com o intuito de contribuir, não só no combate à Covid-19, mas também de alavancar os pequenos negócios em seus segmentos”, comentou Mario William Esper, presidente da ABNT.
O acesso inclui o direito à visualização ilimitada pelo tempo estipulado e duas impressões. “As normas vão ajudar as micro e pequenas empresas a se adaptarem às demandas de mercado e a encontrarem soluções inovadoras para superar a crise. Uma floricultura pode se transformar em uma produtora de máscaras, por exemplo. Com isso, todo mundo ganha.”, explicou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Para ter acesso às normas, basta acessar o site www.abntcatalogo.com.br/sebrae, e fazer um breve cadastro.
O Sebrae também oferece em seu site uma série de materiais com orientações sobre como enfrentar a redução das atividades econômicas neste momento de crise. Há inclusive transmissões ao vivo de palestras sobre temas como impacto trabalhista, como reduzir custos na prática, como fica o comércio internacional, estratégias para assegurar a sobrevivência do negócio, novas possibilidades de manutenção do emprego, orientações sobre licitações e como vender para governos, entre outros.
Conteúdo relacionado:
Normas ABNT disponíveis gratuitamente
Site do ITA disponibiliza guia de fabricação de máscaras do tipo escudo
#normasABNT
Mais Notícias PI
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025