O Movimento Plástico Transforma – uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) criada a partir da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e a Braskem –, passou a patrocinar o Tampinha Legal para apoiar o programa que arrecada tampinhas plásticas doadas pela população e entregues em entidades cadastradas, destinando-as corretamente para a reciclagem.

 

Para Fernanda Maluf, coordenadora do Movimento Plástico Transforma, “A parceria reforça a importância da reciclagem e estimula o engajamento da população com a causa, de maneira educativa”.

 

A coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza, reforça a ideia de que o Movimento Plástico Transforma mostra que o plástico é aliado em frentes como a inovação e a responsabilidade socioambiental, promovendo os conceitos da economia circular, assim como o Tampinha Legal (iniciativa do Instituto SustenPlást). “O Tampinha Legal proporciona ações modificadoras de comportamento de massa, ou seja, a sociedade civil é inserida na economia circular na prática. É importante nos cercarmos de iniciativas que proporcionem que o plástico pós-consumo seja valorizado por todos. Esta matéria-prima nobre deve retornar para a indústria para a produção de novos artefatos e também novas possibilidades”, concluiu Souza.

 

Com os recursos obtidos por meio do Tampinha Legal, as entidades assistenciais participantes podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, e também custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações com impacto direto e positivo.


 

(Foto: Tampinha Legal)

#reciclagem #tampinhalegal #braskem #plasticotransforma



Mais Notícias PI



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025