Dois novos grades de etileno acetato de vinila (EVA) provenientes de materiais reciclados passaram a fazer parte da plataforma Wenew da Braskem. O lançamento feito pela companhia traz como proposta o incentivo à economia circular no que tange ao uso de polímeros produzidos a partir de matéria-prima reciclada.

 

Sendo os primeiros grades do gênero lançados no mercado brasileiro, esses materiais compostos – obtidos a partir da reciclagem de aparas que são material excedente da indústria calçadista – apresentam propriedades que fazem com que eles sejam recomendados, de acordo com a Braskem, para aplicações na fabricação de novos calçados e também de artigos esportivos. 

 

No que diz respeito às propriedades das soluções em EVA, a empresa informou à imprensa que os produtos finais feitos a partir daí podem apresentar alta resistência mecânica, principalmente em se tratando da resistência a esforços físicos requerida na fabricação de, por exemplo, palmilhas para tênis, tapetes para a prática de yoga e tatames para academias especializadas em artes marciais, entre outros.

 

Além disso, um dos novos grades é indicado para aplicações na fabricação de entressolas e unissola de calçados, o qual traz em sua composição não somente matéria-prima reciclada, mas também 30% de resina proveniente do processamento da cana-de-açúcar. 

 

Comentando mais sobre os objetivos alinhados ao lançamento dos grades de EVA reciclado, Fabiana Quiroga, diretora de economia circular da Braskem na América do Sul, disse que as novas soluções “vão contribuir também para a jornada ESG de nossos parceiros, uma vez que oferecem oportunidade de desenvolvimento mais sustentável aos clientes, transformadores e brand owners, resultando em uma menor emissão de carbono, quando comparado com as resinas de origem fóssil”.

 

Também foi informado à imprensa que os grades recém-lançados apresentam propriedades similares às de resinas de origem fóssil.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo ecossistema de economia circular Wenew. 

 

Imagem: Freepik.

 

Leia também:

 

Indústria e pesquisa aplicada: um caminho para recuperar a produtividade

 

Universidade estuda biodegradação de filmes compostáveis no solo durante 180 dias

 

#Braskem #EVAreciclado #NovosGrades #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Crescimento com cautela, a receita para a distribuição de resinas

Levantamento da Adirplast apontou um aumento de 5,7% em volume de vendas, com destaque para o bom desempenho dos plásticos de engenharia. Porém, incertezas geopolíticas e macroeconômicas impedem projeções mais otimistas.

10/02/2026


Inovação da indústria será debatida em congresso na capital paulista

Evento que acontece em março terá como temas soluções brasileiras em circularidade, transição digital e inteligência artificial na indústria.

10/02/2026


ABNT NBR ISO 5725, uma norma incompreendida nos sistemas de qualidade

Diferenciar repetibilidade de reprodutibilidade é um preceito para o entendimento da norma que define a confiabilidade dos métodos de análise.

10/02/2026