A Aveva (São Paulo, SP), com sede no Reino Unido, está desenvolvendo no Brasil programas voltados para a modernização de plantas industriais que podem ser implementados em linhas de transformação de plásticos. O serviço de consultoria abrange a produção de gêmeos digitais de fábricas e processos, além de treinamento para o uso de dispositivos que permitem o acompanhamento de operações por meio de realidade virtual e/ou aumentada.

Os trabalhos são iniciados a partir da avaliação dos procedimentos realizados no parque fabril, etapa em que são analisados os tipos de produtos confeccionados, as matérias-primas utilizadas, o layout da fábrica e seus ativos – máquinas, ferramental, sistemas de fluxo de materiais e equipamentos de movimentação de cargas –, por exemplo. Em seguida, é estabelecida a estratégia referente a eventuais mudanças que sejam necessárias, bem como os prazos para a sua consolidação. Nessa fase podem ser definidas frentes de trabalho que atuarão nas atividades rotineiras da contratante, inserindo passo a passo novas diretrizes e esclarecendo os objetivos da empreitada.

Entre as possíveis ações estão a unificação de processos automatizados atribuídos a departamentos distintos, criação de alertas de falhas que podem ser enviados por e-mail, otimização de protocolos e sinergia entre equipes, seja compartilhando informações e/ou esforços para alinhar as responsabilidades de cada área.

Segundo Marcio Razera, responsável pelo departamento de vendas da empresa no País, tanto a determinação de modificações como o andamento do processo dependerá do porte e da maturidade da companhia que solicitou os serviços. Como recomendação ele disse que os clientes podem optar por planos simples e de rápida implementação, direcionando, por exemplo, os respectivos trabalhos a departamentos que estejam enfrentando situações críticas.

 

#digitalizacaodaindustria #industria40 #plastico #plastic



Mais Notícias PI



Poluição marinha por plásticos em debate

A AMI promove gratuitamente o evento virtual “Ocean Plastic”, que falará sobre como encontrar maneiras de resolver o problema da poluição marinha por plásticos.

17/01/2022


Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos

Projeto que integra a Boomera e a marca Nescau resultou na reciclagem de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos, os quais foram doados a organização beneficente.

14/01/2022


Acordo ampliará oferta de poliuretano termoplástico no Brasil

Parceria firmada entre empresas fornecedoras de polímeros leva à comercialização local de nova linha de TPUs.

14/01/2022