Desmontar e reciclar pás eólicas ao fim de sua vida útil, para reaproveitar materiais poliméricos provenientes delas e aplicá-los em outras áreas como a indústria automotiva e construção civil, por exemplo, é a premissa de um projeto coordenado pelo instituto espanhol Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico.


Trata-se do projeto Rewind – Desmantelamiento eficiente, reutilización y reciclaje para aumentar la circularidad de los sistemas de energía eólica al final de su vida útil (ou, em tradução livre para o português, “Desmontagem, reutilização e reciclagem eficientes para aumentar a circularidade dos sistemas de energia eólica em fim de vida”) –, pelo qual também estão em andamento trabalhos envolvendo o desenvolvimento de tecnologias e processos para a reciclagem de pás eólicas.


Esse programa, de acordo com informações divulgadas à imprensa, envolve processos de reciclagem química e térmica. Métodos de pirólise e solvólise assistida por catálise serão desenvolvidos para reduzir a temperatura e o tempo de processamento dos materiais.


O primeiro passo é a desmontagem das pás eólicas, fase em que as peças e outros componentes presentes em torres eólicas são submetidos à inspeção para verificação de suas condições. Dependendo do seu estado, as peças que serão recicladas poderão dar origem a materiais destinados tanto à fabricação de novas peças para pás e torres eólicas.


Os planos do Aimplas é estender os trabalhos de reciclagem para o reaproveitamento de materiais compósitos presentes em pás eólicas que compõem torres implantadas em ambientes terrestres e marítimos. Isso inclui estudos que visam ao uso de materiais reciclados na fabricação de turbinas eólicas.

_______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

Imagem: Aimplas/Divulgação.

 

Acompanhe mais trabalhos que envolvem a reciclagem de plásticos:

 

Pesquisadores convertem microplásticos em grafeno

 

Reciclagem química de PET. Novo sistema chega ao mercado.

 

#Aimplas #Rewind #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026