A Circularise, uma start up com sede na Holanda, e as alemãs Covestro e Domo, esta última fornecedora de poliamida, estão trabalhando em um projeto conjunto denominado Circularise Plastics, voltado para a criação de uma plataforma de armazenamento de informações e de comunicação, que promoverá a rastreabilidade da matéria-prima utilizada na indústria de plásticos com o auxílio de blockchain, tecnologia que visa à descentralização da informação como medida de segurança.

 

A iniciativa permite hoje que os fabricantes de matéria-prima criem uma versão digital de seus materiais com base em documentação auditada, propiciando o rastreamento da cadeia de suprimentos e conferindo credibilidade e confiabilidade às marcas.

 

A Circularise está buscando mais empresas do setor de plásticos que se interessem em integrar a plataforma, incluindo fornecedores de matéria-prima, transformadores e marcas com potencial para tirar proveito de um padrão aberto para a rastreabilidade no setor. “Para fornecedores e moldadores, participar da iniciativa significa agregar mais valor ao material e confiança ao seu processo de produção, ou seja, conferir uma chancela de sustentabilidade a resinas, aditivos, corantes e mesmo peças produzidas, contribuindo para alcançar metas de sustentabilidade e fortalecer a posição das marcas”, informou Burkhard Zimmermann, do setor de Estratégia, Sustentabilidade e Recursos Digitais da Covestro. Juntamente com a Domo, a empresa está participando do projeto piloto de implementação da plataforma. Depois dele, o sistema estará disponível para todo o mercado, de forma mais ampla. Espera-se que ele seja usado para definir novos padrões de transparência na indústria, inclusive em relação ao uso de material reciclado e demais práticas sustentáveis. (Foto: Freepik Company S.L.)

 

#plastico #rastreabilidade #blockchain



Mais Notícias PI



Investimento em reciclagem

Gestora de resíduos europeia investe em maquinário para ampliar a oferta de reciclados obtidos a partir do plásticos flexíveis e rígidos.

11/08/2020


Momento pós-pandemia favorece o mercado de itens de lazer

Fabricante de gelcoat para acabamento de piscinas já percebe aumento de demanda por este item.

10/08/2020


Cresce o interesse em tecnologia digital

Estudo abordou os tipos de tecnologia digital que estão no radar da indústria de manufatura, e trouxe um panorama das áreas em que eles poderão ser usados.

06/08/2020