A Circularise, uma start up com sede na Holanda, e as alemãs Covestro e Domo, esta última fornecedora de poliamida, estão trabalhando em um projeto conjunto denominado Circularise Plastics, voltado para a criação de uma plataforma de armazenamento de informações e de comunicação, que promoverá a rastreabilidade da matéria-prima utilizada na indústria de plásticos com o auxílio de blockchain, tecnologia que visa à descentralização da informação como medida de segurança.

 

A iniciativa permite hoje que os fabricantes de matéria-prima criem uma versão digital de seus materiais com base em documentação auditada, propiciando o rastreamento da cadeia de suprimentos e conferindo credibilidade e confiabilidade às marcas.

 

A Circularise está buscando mais empresas do setor de plásticos que se interessem em integrar a plataforma, incluindo fornecedores de matéria-prima, transformadores e marcas com potencial para tirar proveito de um padrão aberto para a rastreabilidade no setor. “Para fornecedores e moldadores, participar da iniciativa significa agregar mais valor ao material e confiança ao seu processo de produção, ou seja, conferir uma chancela de sustentabilidade a resinas, aditivos, corantes e mesmo peças produzidas, contribuindo para alcançar metas de sustentabilidade e fortalecer a posição das marcas”, informou Burkhard Zimmermann, do setor de Estratégia, Sustentabilidade e Recursos Digitais da Covestro. Juntamente com a Domo, a empresa está participando do projeto piloto de implementação da plataforma. Depois dele, o sistema estará disponível para todo o mercado, de forma mais ampla. Espera-se que ele seja usado para definir novos padrões de transparência na indústria, inclusive em relação ao uso de material reciclado e demais práticas sustentáveis. (Foto: Freepik Company S.L.)

 

#plastico #rastreabilidade #blockchain



Mais Notícias PI



Comau lança linha de robôs colaborativos

A empresa integrou seis modelos de autômatos ao seu portfólio, os quais podem ser utilizados na fabricação de embalagens e soldagem de plásticos.

01/07/2025


Sistemas robóticos para o setor de plásticos são a aposta da Igus

Robôs lineares e cartesianos para a automação de parques fabris estão disponíveis para comercialização.

24/06/2025


Sistemas de IA se tornam adaptáveis ao ambiente fabril

A Rockwell tem realizado a implantação de sistemas de inteligência artificial em indústrias de diferentes segmentos e portes, destacando ações que podem torná-la mais viável, inclusive para pequenas empresas.

30/05/2025