A belga Solvay, que tem subsidiária brasileira em Santo André (SP), anunciou ter-se associado à startup francesa Ostium em um projeto conjunto destinado a tornar viável a reciclagem mecânica de instrumentos cirúrgicos de uso único moldados em poliarilamida reforçada com fibra de vidro (PARA) Ixef®. O material integra o portfólio de polímeros especiais da Solvay e é usado pela Ostium na fabricação de kits de instrumentação que são descartados após o uso pelos cirurgiões.

 

A iniciativa é pioneira na reciclagem de dispositivos médicos de uso único no setor de saúde moldados em polímeros de alto desempenho. “Nossos clientes no setor de saúde devem atender a demandas regulatórias rigorosas, ao mesmo tempo em que se esforçam para reduzir a pegada de carbono de seus produtos e apoiar a redução de resíduos no final da vida útil de hospitais e clínicas”, declarou Claire Guerrero, gerente de Sustentabilidade da Solvay para o mercado global. “Identificamos uma lacuna entre esses desafios, o que nos levou a criar essa colaboração única para desenvolver um processo de reciclagem inovador para instrumentos cirúrgicos usados que são comumente descartados por incineração.

 

A Ostium, medtech francesa especializada no desenvolvimento de instrumentos para cirurgia ortopédica de quadril, joelho, ombro e trauma, fornecerá aos hospitais os novos kits cirúrgicos personalizados feitos com o PARA e coletará os instrumentos contaminados após seu uso, dando sequência à sua reciclagem mecânica junto a uma empresa parceira reconhecida no tratamento e reciclagem de resíduos de atividades de saúde que implicam riscos infecciosos.

 

Foi desenvolvido um processo mecânico dedicado à limpeza, triagem e trituração do material coletado, permitindo que o polímero seja reaproveitado. A Solvay, por sua vez, está avaliando como fazer com que este material retorne à cadeia produtiva (upcycling) e seja integrado em novas formulações de alto desempenho. Testes iniciais mostraram que o composto PARA à base de material reciclado oferece um nível muito alto de desempenho, com até 85% de propriedades de flexão e nenhuma perda das características superficiais quando comparado com o grau virgem, com a vantagem adicional de uma menor pegada de carbono.

 

Em razão das regulamentações em vigor no mercado de saúde, com restrições ao uso de materiais reciclados, a Solvay tem em vista usar o material em aplicações técnicas de de alto valor agregado, em produtos para mercados como o automotivo e de equipamentos esportivos e lazer.


 

Foto: Solvay / Ixef® é uma marca registrada da Solvay


 

Conteúdo relacionado:

 

Política industrial para os produtos médicos

 

Plásticos para a área médica: o futuro deste setor

 

#PARA

#Ixef

#Solvay

#Ostium

 



Mais Notícias PI



Injetora híbrida com força de 1.800 kN

Arburg vai expor injetora híbrida e com menor consumo de energia.

23/07/2024


Fabricante de embalagens se prepara para possível nova seca em Manaus

Antevendo desafios logísticos, a Extrusa Pack vai estocar matéria-prima em suas unidades na região Sudeste e é parceira na implantação de um posto de distribuição no AM.

23/07/2024


Centro técnico da Engel passa a ser equipado com injetora de alta capacidade

A fabricante austríaca de injetoras ampliou o seu centro técnico com a instalação de uma injetora de 55.000 kN de força de fechamento, desenvolvida com foco nas necessidades da indústria automobilística.

23/07/2024