A belga Solvay, que tem subsidiária brasileira em Santo André (SP), anunciou ter-se associado à startup francesa Ostium em um projeto conjunto destinado a tornar viável a reciclagem mecânica de instrumentos cirúrgicos de uso único moldados em poliarilamida reforçada com fibra de vidro (PARA) Ixef®. O material integra o portfólio de polímeros especiais da Solvay e é usado pela Ostium na fabricação de kits de instrumentação que são descartados após o uso pelos cirurgiões.

 

A iniciativa é pioneira na reciclagem de dispositivos médicos de uso único no setor de saúde moldados em polímeros de alto desempenho. “Nossos clientes no setor de saúde devem atender a demandas regulatórias rigorosas, ao mesmo tempo em que se esforçam para reduzir a pegada de carbono de seus produtos e apoiar a redução de resíduos no final da vida útil de hospitais e clínicas”, declarou Claire Guerrero, gerente de Sustentabilidade da Solvay para o mercado global. “Identificamos uma lacuna entre esses desafios, o que nos levou a criar essa colaboração única para desenvolver um processo de reciclagem inovador para instrumentos cirúrgicos usados que são comumente descartados por incineração.

 

A Ostium, medtech francesa especializada no desenvolvimento de instrumentos para cirurgia ortopédica de quadril, joelho, ombro e trauma, fornecerá aos hospitais os novos kits cirúrgicos personalizados feitos com o PARA e coletará os instrumentos contaminados após seu uso, dando sequência à sua reciclagem mecânica junto a uma empresa parceira reconhecida no tratamento e reciclagem de resíduos de atividades de saúde que implicam riscos infecciosos.

 

Foi desenvolvido um processo mecânico dedicado à limpeza, triagem e trituração do material coletado, permitindo que o polímero seja reaproveitado. A Solvay, por sua vez, está avaliando como fazer com que este material retorne à cadeia produtiva (upcycling) e seja integrado em novas formulações de alto desempenho. Testes iniciais mostraram que o composto PARA à base de material reciclado oferece um nível muito alto de desempenho, com até 85% de propriedades de flexão e nenhuma perda das características superficiais quando comparado com o grau virgem, com a vantagem adicional de uma menor pegada de carbono.

 

Em razão das regulamentações em vigor no mercado de saúde, com restrições ao uso de materiais reciclados, a Solvay tem em vista usar o material em aplicações técnicas de de alto valor agregado, em produtos para mercados como o automotivo e de equipamentos esportivos e lazer.


 

Foto: Solvay / Ixef® é uma marca registrada da Solvay


 

Conteúdo relacionado:

 

Política industrial para os produtos médicos

 

Plásticos para a área médica: o futuro deste setor

 

#PARA

#Ixef

#Solvay

#Ostium

 



Mais Notícias PI



Flutuadores de PEAD. Oportunidades no setor náutico e no gerenciamento de crises.

A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.

07/10/2024


Flutuadores plásticos serão divulgados em feira náutica

Empresa desenvolvedora de flutuadores de PEAD, a NTC Float, será uma das expositoras da feira São Paulo Boat Show.

17/09/2024


Nova picape terá protetor de caçamba de PEAD

A Unipac desenvolveu um protetor de caçamba feito de polietileno de alta densidade que vai equipar a Chevrolet S10 2025.

30/07/2024