A tendência de queda dos preços das resinas que tem afetado o mercado global e preocupado o florescente mercado de materiais reciclados parece estar longe do fim. A Associação da Indústria de Plásticos dos Estados Unidos (Plastics) divulgou esta semana uma análise oficial sobre a inflação de junho e o índice de preços ao produtor (PPI), assinada pelo economista-chefe da instituição, Perc Pineda.

 

Pineda relata que “um exame mais detalhado do PPI revela que os preços ao produtor na indústria de plásticos continuaram sua tendência de queda em junho de 2023. O PPI para materiais plásticos e produção de resina caiu pelo segundo mês consecutivo, registrando - 1,3% em junho. Em comparação com o ano anterior, os preços ao fabricante de materiais plásticos e resinas caíram 10,8% em junho, continuando a trajetória de queda iniciada em agosto de 2022.”

 

A superoferta internacional somada à demanda contida nos transformadores estão caracterizando este cenário, com consequências diretas sobre o mercado de reciclados, tendo em vista que os preços das resinas virgens têm sido fator determinante na opção por esses materiais.

 

O autor do estudo pondera que os fabricantes de plásticos devem estar cientes de que o recuo no PPI é consequência do aumento da oferta e da demanda enfraquecida, e que não há mais grandes problemas com a cadeia de suprimentos, como ocorreu no passado recente: “Além disso, é importante que os fabricantes de produtos plásticos entendam que as mudanças no PPI refletem a evolução da demanda por vários mercados finais e aplicações. Ao monitorar essas dinâmicas, os fabricantes podem obter informações valiosas sobre as tendências do mercado e adaptar suas estratégias de ação”.

 

A exemplo do que ocorre no mercado norte-americano, por aqui a previsão de aumento de demanda é modesta e os transformadores têm mantido estoques e definido suas políticas de aquisição de matéria -prima levando em conta a queda de preços no mercado internacional, especialmente no caso do polipropileno (PP).

 

Acompanhe a movimentação do mercado de resinas nos relatórios quinzenais da coluna Petroquímicos da Plástico Industrial.

 

 

Foto: Shutterstock

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Em julho, uma pausa para avaliar a demanda de resinas commodities

 

Polipropileno, as importações como opção de fornecimento

 

#petroquímicos

 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024